Estudantes do Ifac realizam intercâmbio de cinco meses em instituto de Portugal

Sete estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) iniciam, nesta segunda-feira (18.02), as atividades de intercâmbio no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em Portugal. Os jovens, que foram selecionados ainda em 2018, irão estudar durante cinco meses no país europeu. As atividades estão previstas para serem iniciadas nesta segunda-feira (18.02).

Dentre os estudantes selecionados estão: Antônio Emerson Estevão de Lima (Cruzeiro do Sul), Edinilson Gomes Carneiro (Xapuri), Janayna Silva de Souza (Sena Madueira), Jhemerson Clistemis Mendonça de Souza (Xapuri), Suele Monteiro de Melo (Xapuri), Vanessa Pereira Trindade (Sena Madureira) e Tamara Rôla de Souza (Rio Branco).

Alunos dos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri iniciam atividades, nesta segunda-feira (18.02), no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)

Conforme explica a assessora de Relações Internacionais do Ifac, Maria Freire da Costa, os estudantes irão desenvolver estudos e atividades acadêmicas que, posteriormente, serão reaproveitadas para complementação no histórico escolar. “Este é tem sido um importante diferencial das atividades de mobilidade acadêmica desenvolvidas no Ifac, pois ao retornar para o Ifac, o estudante vai ter a garantir de reaproveitamento do que estudou ao longo dos meses de intercâmbio”.

Na última segunda-feira (11.02), a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, recebeu os sete alunos intercambistas. Durante o encontro, ela reforçou a importância da experiência em Portugal, como também o compromisso com a aprendizagem e experiências socioculturais a serem vivenciadas durante a estadia em Castelo Branco.

“A experiência de um intercâmbio durante o processo de graduação vai trazer, não apenas novos conhecimentos científicos e tecnológicos para nossos estudantes, mas também um ganho cultural. Temos fortalecido, a cada ano, a política de internacionalização no Ifac, através de parcerias e atividades entre diversos países”, destacou Rosana Santos.

Além de IPCB, com o qual o Ifac possui parceria até 2023, a instituição também possui protocolo de intenções com a Northen Virginia Community College (Estados Unidos), o Instituto de Educación Superior Tecnológico Jorge Basadre Grhman (IJBG), a Universidad Nacional Amazonica de Madre Díos e a Universidad Nacional del Callao (Unac), localizadas no Peru.

Estudantes em Portugal

Janayna Souza é aluna do 8º período do curso de Bacharelado em Zootecnia e contou um pouco de sua trajetória acadêmica até chegar ao intercâmbio.

“No ano de 2017 fui uma das organizadoras da I Semana Acadêmica de Zootecnia do campus Sena Madureira. No mesmo ano ingressei no grupo de pesquisa GPEAS, no qual fui orientada pelo professor Edvar de Sousa. Em 2018, participei da organização da II Semana Acadêmica de Zootecnia, quando fundei a AcreZoo – Empresa Júnior de Zootecnia, na qual sou a presidente. Também em 2018, tive três resumos aprovados congressos (55° Congresso Brasileiro de Olericultura – CBO; 28° Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec; III Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac – Conc&t). A ideia de participar do intercâmbio veio através do incentivo da minha família, amigos e orientador (professor Edvar). Meu objetivo com o intercâmbio é adquirir conhecimentos mais aprofundados na área de administração de empresas rurais, reprodução e melhoramento genético, observar a forma de criação e cuidados dos ruminantes da região para poder melhorar a bovinocultura acreana”.

Tâmara Souza, que é estudante do curso de Tecnologia em Logística, conta que estar em Portugal para o intercâmbio é mais que a realização de um sonho. Para ela, é uma oportunidade importante para poder se capacitar e ampliar seus conhecimentos.

“Na minha vida sempre passei por momentos difíceis. Vim de escola pública, comecei a trabalhar muito cedo. Estudava e trabalhava. Sempre fiz a escolha de estudar e lutar pelo melhor! Cursando Administração no Iesacre descobri minha paixão pela Logística. Quando passei no Ifac foi uma grande alegria. Pessoas diziam que eu estava louca, voltar a fazer outra faculdade, porém era meu sonho. Quando soube do intercâmbio em Portugal, coloquei como meta na minha vida! Estudar, me destacar e acima de tudo ser uma excelente profissional no mercado de trabalho. Uma das minhas expectativas dos estudos em Portugal é poder colaborar com desempenho do meu Acre, desenvolver projetos, e voltar ao mercado de trabalho capacitada e mais segura dos meus conhecimentos. Agradeço grandemente aos meus professores, que junto comigo sonharam e me ensinaram a amar mais ainda este curso. Espero retornar e atender não só a minha expectativa como da minha família, pois, estão sonhando junto. Olhar para trás no corredor no aeroporto e saber que ficarei alguns meses longe de minha mãe não foi fácil. Agradeço muito ao meu Deus, a minha família, amigos, docentes e coordenadores.

Vanessa Trindade, que também é estudante do curso de Bacharelado em Zootecnia, destaca os estudos no Ifac, além das participações em projetos e eventos científicos contribuíram para sua aprovação na seletivo do intercâmbio.

“Minha trajetória no Ifac não poderia ser melhor. Tudo se iniciou no ano de 2015 quando eu cursava Geografia na Ufac. No mesmo ano, o Ifac abriu inscrições para a 2ª turma de Zootecnia. Foi então que me inscrevi, através do Sisu, para o curso de Bacharelado em Zootecnia e fui selecionada. Acabei desistindo da Geografia. Com meu ingresso no Ifac, as oportunidades foram surgindo e eu as aproveitei. Fui orientanda do professor Luiz Eduardo Barreto, em um projeto de extensão. Como resultado desse trabalho, aprovei um resumo, juntamente com os voluntários do projeto e o orientador, para o 28° Congresso Brasileiro de Zootecnia 2018. Essas conquistas foram fundamentais para que conseguir a aprovação na seletiva do intercâmbio e agora estou vivendo a realização de um sonho. Espero, no IPCB, fazer bastante aulas práticas e vou aproveitar tudo que estiver ao meu alcance, como sempre fiz. Estudar sempre foi meu objetivo, mas nunca imaginava ter a oportunidade de fazer um intercâmbio. É como meu pai sempre diz: ‘Estude, minha filha, e nunca deixe passar nenhuma oportunidade’.  Hoje sei que ele está muito feliz e orgulhoso por eu ter conseguido chegar nesta nova etapa. Gratidão, primeiramente, a Deus e ao Ifac pela oportunidade”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost