25 de abril de 2024

Como não cair em golpes ao comprar imóveis em Rio Branco; veja dicas

O ditado “o barato sai caro” se encaixa perfeitamente nos imóveis irregulares que são comercializados, como por exemplo sem alvarás e/ou escrituras.

O valor destes móveis geralmente é muito mais baixo do que a média de mercado, fato que deve ser interpretado como alerta e não oportunidade.

Quem assumem o risco de investir seu suado dinheiro em um imóvel irregular deve ter em mente que a possibilidade de perder todo o dinheiro investido e o imóvel irregular adquirido são enorme, sendo esta a regra.

O maior problema para quem compra imóvel nesta situação é a completa ausência de segurança jurídica na aquisição do bem imóvel. Na grande maioria das vezes aquele que vende o imóvel irregular nem mesmo é o proprietário deste imóvel.

/Foto: Reprodução

A sensação de ter feito bom negócio ao comprar um imóvel irregular termina quando o comprador de boa-fé descobre que foi enganado com diversas promessas, como por exemplo de que o imóvel será facilmente regularizado, mas que na verdade acaba por nunca ser viável resultando em grandes prejuízos para quem embarcou na “imperdível oportunidade”.

Por isso, é muito importante adquirir imóveis documentados em imobiliárias conceituadas, como a IPÊ EMPREENDIMENTOS, que oferece toda assessoria com profissionais especializados para um negócio correto e seguro.

O Advogado Roberto Moura Leite, diretor jurídico da IPÊ, explica que ao comprar um imóvel regularizado, o cliente constitui um patrimônio para ele e para família podendo utilizar o bem para realizar financiamentos, por exemplo. Lembra, ainda, que investimento em imóveis regularizados repercutem em verdadeiro ganho financeiro, pois em poucos anos é possível se observar a valorização deste patrimônio.

Porém, ele alerta para os perigos de adquirir imóvel sem documentação: “Investir em imóvel irregular pode ser um grande prejuízo para o comprador, visto que pode frente a um processo de reintegração de posse a sentença judicial ordenará que o real proprietário retome a posse do imóvel a seu favor. Ocasião na qual quem comprou o bem imóvel de maneira irregular fica passível de perder o imóvel além de tudo o que pagou para o vendedor fraudulento, mesmo comprando de boa-fé, simplesmente por não ter tido o cuidado de comprar um imóvel regularizado”, alerta.

Outro principal risco de comprar lotes irregulares, por exemplo, é este ser em áreas de mananciais ou de proteção ambiental onde nenhum imóvel pode ser erguido, além de outras questões. A principal característica destes golpes envolve a compra de um terreno por um preço baixíssimo, mas com documentação obscura e sem o respaldo de profissionais.

Antes de comprar um terreno, a primeira coisa que alguém deve verificar é se há a matrícula individual do lote. A matrícula é uma espécie de certidão de nascimento de um lote e garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Apenas com a constatação da matrícula individualizada, o comprador já consegue se certificar de inúmeras informações que dão fim a possíveis irregularidades quando da compra de imóveis.

O cartório de registro de imóveis é entidade responsável pelo arquivamento das matrículas dos imóveis, e tem como obrigação fornecer estas informações detalhadas dos bens imóveis para os interessados poderem avaliar a regularidade do imóvel em negociação.

Nada de Financiamento

Os imóveis sem escritura não permitem a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e nem o uso de financiamento imobiliário. Nos dois casos, os recursos somente serão liberados se a unidade estiver totalmente regularizada.

Opção Segura

A compra de um terreno permite a construção de uma casa em um padrão de construção mais moderno, o bairro planejado Parque Bonsucesso é a melhor opção para morar com qualidade de vida em Rio Branco.

Atualmente, a IPÊ EMPREENDIMENTOS oferece lotes e casas através de financiamento próprio ou a ser adquirido por meio de instituição financeira competente, com juros mais acessíveis, condições de pagamentos facilitadas e até com subsídio (desconto) do Governo Federal. O Parque Bonsucesso é uma excelente opção em Rio Branco para comprar um imóvel devidamente regularizado com infraestrutura completa, muito bem localizado, perto do Via Verde Shopping e pronto para morar ou construir.

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, a imobiliária IPÊ conta com mais de 35 empreendimentos totalmente regularizados que podem ser conhecidos e adquiridos com seus consultores especializados no escritório da Avenida Nações Unidas, próximo ao pronto socorro no Bosque, ou através do Whatsapp (68) 9.9998-9638 ou ainda pelo site através do chat online: www.ipeempreendimentos.com.br.

Aproveite! Conheça a condição especial que temos para você: http://bit.ly/EspecialContilNet.

Por Kelvin Pinho, com informações do Extra e Exame.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost