O municĂpio de AcrelĂąndia, no Acre, Ă© famoso pelos conflitos agrĂĄrios. Dessa vez, os capangas torturam, mataram e queimaram as casas dos produtores rurais. A regiĂŁo conhecida como assentamento Seringal de SĂŁo Domingos teve castanheiras derrubadas e madeiras roubadas. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenovĂĄveis (Ibama), que deveria garantir a preservação da natureza e a segurança dos assentados apenas sobrevoou a ĂĄrea de helicĂłptero e aplicou multas de mais de R$ 100 mil as vĂtimas desse ataque.

Deputada PerpĂ©tua Almeida cobra explicaçÔes do ĂłrgĂŁo estaduais para garantir a segurança das famĂlias/Foto: Juan Diaz
âIsso Ă© uma barbĂĄrie, uma atrocidade. Vou ao Ibama e ao MinistĂ©rio do Meio Ambiente cobrar uma explicação sobre essas multas. Os produtores rurais sĂŁo vĂtimas de grilagem e de toda essa violĂȘncia e nĂŁo podem arcar com a multa de um crime que nĂŁo cometeram. TambĂ©m propus uma ação conjunta entre o MinistĂ©rio PĂșblico, a PolĂcia Federal e os governos do Amazonas, RondĂŽnia e do Acre para que haja uma força tarefa para resolver a situaçãoâ, afirmou a deputada.
Os encaminhamentos para a solução do conflito foram discutidos em uma reuniĂŁo coordenada pela Defensoria PĂșblica do Estado Acre (DPE/AC) com a presença dos deputados federais PerpĂ©tua Almeida (PCdoB/AC) e Alan Rick, moradores do Seringal SĂŁo Domingos, representantes da Defensoria PĂșblica da UniĂŁo (DPU), do MinistĂ©rio PĂșblico Federal (MPF), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma AgrĂĄria (INCRA), da ComissĂŁo Pastoral da Terra (CTP) e Lideranças de Movimentos Sociais e Direitos Humanos.
Entenda o conflito
O seringal SĂŁo Domingos fica em LĂĄbrea, no Amazonas, e estĂĄ distante cerca de 50 km das margens da rodovia BR-364, que interliga as capitais do Acre, Rio Branco, e a de RondĂŽnia, Porto Velho.
As famĂlias do assentamento afirmam que passaram a comprar as propriedades a partir de 2014 de pessoas que jĂĄ ocupavam as terras. Recentemente foi descoberto que a ĂĄrea Ă© de propriedade da UniĂŁo e que os documentos de posse sĂŁo falsos â ou seja, as terras pĂșblicas tinham sido griladas.
A regiĂŁo Ă© bastante cobiçada por madeireiros e fazendeiros interessados em ampliar as ĂĄreas de pasto. Os acreanos que moram na ĂĄrea sĂŁo pequenos e mĂ©dios produtores, com as fazendas medindo de 100 a 400 hectares. Estima-se que ao menos 160 famĂlias morem dentro do Seringal SĂŁo Domingos.

