Medo de vacinação pode fazer com que uma pessoa saudável tenha convulsões? De acordo com a USP, sim. Um relatório do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) “mostra que não só isso é possível, como dezenas de casos do tipo aconteceram no Acre nos últimos anos, sempre afetando crianças e adolescentes que tomaram a vacina contra o HPV”, diz a publicação.
“Os médicos avaliaram jovens acrianos com sintomas que iam de febre e mal-estar a desmaios e convulsões. A conclusão: os sintomas não têm nenhuma causa biológica ligada à vacina. A equipe médica do IPq fez a avaliação a pedido do Ministério da Saúde”, diz um trecho da publicação.
“O ministério nos procurou no início de 2019 em função de uma série de reações adversas graves à vacina de HPV que ocorreram no período entre 2014 e 2017, e que estavam sem elucidação diagnóstica”, conta José Gallucci Neto, médico que integra a equipe e diretor da unidade de Videoeletroencefalograma do IPq.
Foram analisados 74 casos que haviam sido notificados pela Secretaria de Estado da Saúde do Acre.