25 de abril de 2024

Tem muita água e balseiros passando pela famosa lista tríplice do Ministério Público

Com quem será?

O governador Gladson Cameli deverá se reunir até a próxima quinta-feira com os três mais votados da lista tríplice do Ministério Público para dizer qual deles irá comandar a instituição pelos próximos dois anos. O nome da procuradora Kátia Rejane foi o mais votada, mas Cosmo Lima e Carlos Maia, segundo e terceiro colocados, respectivamente, estão bem vivos na disputa.

Um novo MP?

A imagem do Ministério Público americano, sempre presente no inconsciente da população, associa a atuação do promotor de justiça à atividade de persecução criminal: O promotor americano age ora como detetive, ora como acusador, acumulando as funções que no Brasil são exercidas pelo promotor de justiça e pelo delegado de polícia. Esta imagem “americanizada” do sistema judicial brasileiro dá origem a falsas imagens sobre o nosso Ministério Público.

Poderes do MP brasileiro

Segundo Ronaldo Porto Macedo Júnior, autor da tese: a evolução institucional do Ministério Público brasileiro, “se o compararmos com o Ministério Público de outros países, veremos as mesmas perplexidades. O Ministério Público brasileiro é dos únicos do mundo ao qual se conferiu poderes e atribuições para atuação importante e direta na defesa do consumidor. Seu papel é também fundamental em áreas como a proteção do meio ambiente, controle e defesa dos direitos constitucionais do cidadão e defesa da criança e adolescente, o que não encontra paralelo senão em alguns poucos ministérios públicos do mundo”, destacou.

Situação preocupa

A situação na Bolívia ainda não é tranquila e continua tirando o sono de famílias que têm filhos cursando medicina na região. A autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Áñez, já enviou um projeto de lei ao Congresso para a convocação de novas eleições.

Nas ruas

A Bolívia enfrenta quase um mês de manifestações nas ruas, um total de 23 mortos em conflitos e a preocupação com o desabastecimento das cidades. O bloqueio das estradas está levando à escassez de alimentos e combustíveis.

Dinheiro

O governador Gladson Cameli conseguiu arrancar do governo federal mais de 400 milhões de reais, que serão depositados nos cofres do estado até o dia 30 de dezembro deste ano. Cameli estava todo faceiro no encontro com Guedes, Bittar, Vanda Milani e Jesus Sérgio.

Prestígio

A agenda de renegociação da dívida do estado foi tratada em pé de orelha pelo governador e o ministro Paulo Gudes na viagem feita à China, tinha tudo para ser homologada ainda este ano. O encontro da noite desta quarta-feira, em Brasília, foi decisivo para o governo do Acre definir muitas coisas para 2020. Por enquanto, somente o pagamento do décimo terceiro está garantido para as 13 horas do dia 13 de dezembro.

Avanços

Segundo o líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), estão bastante avançadas as negociações com os sindicatos para a reforma da previdência, projeto que será votado dia 26 próximo. Entre os avanços pactuados, está a retirada do texto das questões mais conflitantes que são a licencia prêmio, auxilio funeral e sexta parte.

Consciência negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado nesta quarta (20). A data retrata a valorização da população, que representa 54% da população brasileira. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

Fora de tempo

Essa discussão envolvendo o proprietário do Maria Farinha e torcedores que não concordaram com a transmissão da final da copa libertadores no estabelecimento, mostra o quanto o cidadão brasileiro ainda precisa evoluir. Percebe-se que a falta de amor e de respeito ao próximo são os maiores combustíveis desse triste cenário.

Rota turística

Enquanto isso, centenas de flamenguistas percorrem cerca de 6 mil quilômetros para assistir a final em Lima, no Peru. O Acre é rota da frota de ônibus que partiu de diversas cidades do sul. Por aqui também existem comboio de torcedores que estão pegando a BR 317 a partir desta quarta (20).

Aceitáveis

As manifestações silenciosas contra o ministro Sérgio Moro manifestadas através de poucas faixas e cartazes tiveram tom aceitáveis. Não se viu ninguém batendo panelinha ou fechando ruas. Pelo contrário, muitos percorreram mais de 300 quilômetros para ver de perto o ministro, o magistrado da Lava Jato.

Um dia histórico

A visita do ministro Sérgio Moro no Acre entra para a história, não apenas pela figura do ex-magistrado, mas, pelo volume de investimentos em um setor fundamental: a segurança pública. Até esta segunda-feira (18), tudo era alarido quando o assunto era vigilância das nossas fronteiras.

Na prática

Moro implantou o programa Vigia que vai capacitar ainda mais os nossos policiais para o enfrentamento de fronteiras e o estado torna prático o Grupamento Especial de Fronteira, o Gefron, uma promessa de campanha do governador Gladson Cameli e do vice-governador Major Rocha.

Sensibilidade

O aluno militar Ezequiel se emocionou ao participar do cerimonial de entrega das viaturas em frente ao Palácio Rio Branco, ao lado do governador Gladson e do ministro Sérgio Moro. Esse é um dia que o adolescente jamais vai esquecer.

Sem trégua

Os sindicatos da saúde e educação não darão trégua ao governo pela decisão de não retirar o projeto de reforma da previdência da pauta de votação na Assembleia Legislativa do Acre. O que é extremamente lamentável, uma vez que está mais que comprovada a necessidade da aprovação da medida que muda alguns artigos da Constituição Estadual.

Vai aprovar

O governo não deverá ter dificuldades de aprovar a reforma da Previdência. Conta-se até com votos de parlamentares da oposição. Não se adequar agora significa ajudar a dar um tiro mortal nas economias do Estado.

Figuras importantes

Quem viu a ex-vereadora Ocenilza Saraiva e o ex-prefeito Marizia Batista no lançamento da pré-candidatura de Rosana Gomes para prefeitura de Senador Guiomard sabe que James Gomes não está brincando de fazer política. Ocenilza tem um carisma muito grande na zona urbana e Marizia é uma fera no corpo a corpo da zona rural.

Calado

Por enquanto o prefeito André Maia ainda não se manifestou sobre as eleições de 2020. Se ele decidir mesmo disputar a reeleição certamente será um forte candidato e terá o apoio do senador Sérgio Petecão. Maia também tem uma boa relação com o vice-governador Major Rocha.

Gilson da Funerária

Dos três vereadores progressistas, nem Gilson da Funerária e nem a vereadora Chaguinha compareceu ao ato de filiação no Quinari. O primeiro aguarda a janela para deixar o partido; Já a Chaguinha, nunca se sabe o que passa na cabeça dela.

Afastamento

É dado como certo o afastamento do vice-prefeito e prefeito tampão de Capixaba, o Joãozinho. A sessão de misericórdia acontece nesta terça-feira (19) à noite. Caso ocorra, será o segundo prefeito afastado em menos de quatro anos.

Gravações

Gravações feitas por telefone e prints de WhatsApp comprometem o atual prefeito Joãozinho, do MDB e seu grupo político. Há suspeitas do desvio de recursos. O prefeito eleito Zé Augusto não conseguiu voltar para o cargo. Dizem que ele não tem recurso nem para o pagamento de um bom advogado. O que é uma vergonha para lideranças que Augusto tanto ajudou e que agora botam a cabeça para destro do casco, que nem jabuti.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost