Na noite de domingo (12), o governador Gladson Cameli confirmou os dois primeiros casos de covid-19 em Cruzeiro do Sul. Na mesma noite, o prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro, fez uma transmissão ao vivo em seu Facebook, e revelou que os infectados são um casal e os dois deram uma festa na noite de sábado (11) para assistir uma live de um sertanejo. “Ontem fizeram uma festa sem saber o resultado. Olha o que pode acontecer? Envolveu vários colegas do filho”, disse o prefeito.
Agora, o número de infectados no segundo maior município do Acre pode ser grande devido ao contato. O prefeito pede que as pessoas que participaram da festa ou que estiveram com o casal e seus familiares em outro momento, procurem a Secretaria de Saúde do município. “Você que teve contato com esse casal, com o filho, nos procure”, pediu o prefeito.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Juliana Pereira, a mulher contaminada chegou de viagem no dia 31 de março e foi recebida pelo esposo e o filho. No dia 4 de abril chegou à Cruzeiro do Sul, e no dia 9 realizou o exame junto com o esposo, quando eles já apresentavam sintomas como febre e mal estar. O resultado saiu no domingo.
“A esposa esteve em um cidade com um alto número de casos. Estamos em contato com a família, para fazer um levantamento, eles estão nos ajudando e fazendo uma lista com todas as pessoas que tiveram contato e estas pessoas vão entrar em quarentena”, explicou Pereira.
O prefeito Ilderlei Cordeiro explicou que já está negociando com o Estado para que todas as pessoas que tiveram contato com o casal, façam o exame mesmo sem apresentar sintomas.
“Por favor, vamos fazer o isolamento, o vírus não fala, não tem cor. Não tem como saber que tem o vírus”, reforçou Cordeiro ao defender mais uma vez o isolamento social.
Quem teve contato com a família deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde: 99625878.