Ícone do site ContilNet Notícias

Governo prorroga isolamento e aulas na rede pública devem ser retomadas apenas em junho

Por NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Foi publicado no Diário Oficial do Acre (DOE) desta segunda-feira (4), a prorrogação do decreto governamental que estabelece regras de isolamento social e funcionamento dos órgãos públicos, comércio, templos religiosos e outras atividades.

Conforme anunciado pelo governador Gladson Cameli ainda no domingo (3), até 17 de maio, somente locais considerados essenciais podem abrir suas portas. De acordo com a nova publicação, o comércio poderá voltar a funcionar no dia 18, assim como o retorno do funcionalismo público ao trabalho a depender do “registro de redução contínua de novos casos [de covid-19] nos 10 (dez) dias anteriores no âmbito do município”.

As escolas, creches, faculdades, centros universitários, igrejas, templos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, banhos/balneários, casas de shows e boates, só deverão reabrir a partir do dia 1 de junho, “exigindo-se, para essas atividades, além dos requisitos previstos, regulamentação especial por parte dos municípios”.

O Acre registra 658 casos de coronavírus e 25 mortes causadas pela covid-19 e os casos vem crescendo de forma preocupante no estado.  Na noite de domingo, Cameli divulgou um vídeo onde explica os motivos para prorrogação do decreto e pede a colaboração da população para achatar a curva epidemiológica. “Entenda que o seu passeio coloca em risco a sua vida e de toda a sua família. Perceba que qualquer reunião com outras pessoas sem necessidade pode infectar a todos. Saiba que o coronavírus é muito rápido para se espalhar, mas demorado para tratar e ainda não tem vacina”, argumentou.

Sair da versão mobile