Ícone do site ContilNet Notícias

“Jogo sujo”, diz PSL do Acre ao compartilhar notícia sobre investida de Major Rocha

Por LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Pedro valério, presidente do PSL no Acre/Foto: reprodução

Ao que tudo indica, a investida do vice-governador Major Rocha (PSDB) para se filiar ao PSL e passar a ter influência na legenda não agradou a executiva estadual da sigla. A agremiação, ao compartilhar em sua página no Facebook notícia sobre a manobra do tucano, escreveu: “jogo sujo”.

A ideia de Rocha ao se filiar no PSL é levar o partido a apoiar o pré-candidato do PSDB à prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, que até o momento está isolado e sem alianças. Provavelmente, ambas as legendas formariam chapa para a disputa eleitoral.

A insatisfação da direção acreana do PSL com a manobra é compreensível. A proposta de Rocha foi feita, inicialmente, para o presidente nacional do partido, Fernando Bivar, que parece ter gostado da ideia de ganhar um vice-governo do dia para noite e se aliar ao nome que lidera as pesquisas na capital.

Porém, o partido vem de um longo processo de organização interna no Acre com vistas à corrida eleitoral deste ano, que tem Rio Branco como foco. O nome escolhido pela legenda na capital foi o empresário Fernando Zamora, que terá de abdicar caso a investida de Rocha se concretize.

Pegando carona na onda bolsonarista, a sigla cresceu em número de filiados no estado e já tem pré-candidatos próprios na maioria das cidades, entre cabeças de chapa e vice. Isso tudo sob a liderança de Pedro Valério, presidente do PSL local.

E o dirigente não parece muito contente com a proposta do vice-governador do Acre. Um site local afirmou que Valério havia dito que estão tentando tomar o partido de forma sorrateira. Outro portal publicou uma nota atribuída ao presidente dizendo que haverá desfiliação em massa, declaração que a assessoria do PSL negou.

Pedro e Rocha conversaram na terça-feira (23) e ficou acordado que os principais dirigentes da ex-sigla de Bolsonaro se reúnem na tarde desta quarta (24) para decidirem o destino do partido. O resultado deve ser divulgado nas próximas horas porque, segundo Valério, o vice-governador tem pressa e quer a resposta para já.

Se der certo, a proposta de Rocha ampliaria tempo de TV e repasses de recursos para a campanha do ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Sair da versão mobile