A Mesa Diretora da CĂąmara dos Deputados se reĂșne nesta terça-feira (1Âș), Ă s 9h30, em conferĂȘncia virtual, para definir internamente a situação da deputada Flordelis (PSD-RJ), denunciada pelo homicĂdio de seu marido, pastor Anderson do Carmo. O crime foi no dia 16 de junho de 2019, quando ele chegou em casa, em NiterĂłi, sendo alvejado com vĂĄrios tiros.

Os parlamentares decidirĂŁo se o pedido de representação â feito pelo deputado LĂ©o Motta (PSL-MG) â contra a deputada serĂĄ enviado Ă Corregedoria da Casa.
Segundo o regimento interno da CĂąmara, denĂșncia apresentada por um deputado contra outro Ă© enviada Ă Corregedoria, por decisĂŁo da Mesa Diretora.
Ă a Corregedoria quem faz a anĂĄlise prĂ©via da acusação, parecer que Ă© devolvido Ă Mesa Diretora. Em caso de decisĂŁo procedente, o caso segue para anĂĄlise do Conselho de Ătica.
Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavĂrus, o colegiado estĂĄ com atividades suspensas. Para que sejam realizadas reuniĂ”es virtuais, o corregedor, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), apresentou um projeto que autoriza o Conselho de Ătica a realizar sessĂ”es pelo mesmo sistema utilizado nas votaçÔes do plenĂĄrio. O corregedor vai propor Ă Mesa a votação imediata da proposta.
Se a Mesa Diretora encaminhar a representação Ă Corregedoria, o corregedor notificarĂĄ a deputada para apresentar a defesa por escrito. Depois disso, ela tem cinco dias Ășteis para se defender.
A partir daĂ, o corregedor terĂĄ atĂ© 45 dias Ășteis para dizer Ă mesa se a denĂșncia tem ou nĂŁo elementos que justifiquem a instauração de processo por quebra de decoro parlamentar. Somente se a mesa aceitar a denĂșncia Ă© que o requerimento vira uma representação, quando entĂŁo serĂĄ encaminhada ao Conselho de Ătica, que vai instaurar processo.
PSD
O Partido Social DemocrĂĄtico (PSD) decidiu tomar as medidas cabĂveis para suspender a filiação da deputada federal. De acordo com o presidente do partido, Gilberto Kassab, a sigla vai adotar medidas internas para expulsar a deputada de seus quadros.
O caso
A deputada foi indiciada pelo crime de homicĂdio triplamente qualificado, tentativa de homicĂdio, falsidade ideolĂłgica, uso de documento falso e organização criminosa majorada.
Segundo o delegado Allan Duarte, titular da Delegacia de HomicĂdios de NiterĂłi, SĂŁo Gonçalo, ItaboraĂ e MaricĂĄ (DHNSGI), no Estado do Rio de Janeiro, na primeira fase da investigação foi identificado como executor o filho biolĂłgico da deputada, FlĂĄvio dos Santos Rodrigues. O filho adotivo do casal, Lucas CĂ©sar dos Santos, foi apontado como a pessoa que comprou a arma utilizada no assassinato.
Na segunda fase da apuração, ainda segundo o delegado, novas provas e açÔes de inteligĂȘncia constataram que Flordelis foi a mandante do homicĂdio. A investigação aponta como motivação principal a disputa de poder entre o casal e a emancipação financeira dela.
Defesa
O advogado Anderson Rollemberg, que defende Flordelis, afirmou nĂŁo hĂĄ elementos que sustentem a denĂșncia contra ela. Para ele, as mensagens encontradas pela polĂcia no celular da deputada nĂŁo foram escritas por ela, mas sim por uma das filhas, que tinha acesso ao aparelho.
