Prática segura de exercícios: orientações de cardiologistas

No final de agosto, ocorreu em Amsterdam o maior congresso de cardiologia do mundo. Entre vários assuntos abordados, tivemos a divulgação das atuais recomendações para a prática esportiva para atletas e para a população em geral. O congresso reafirmou que:

Atividade Física é qualquer movimento corporal que leve um gasto de energia;

Exercício Físico é uma atividade física estruturada e repetitiva que visa melhorar a capacidade física;

O sedentarismo, com maior ênfase, é importante fator de risco para o aparecimento das doenças cardiovasculares: aterosclerose principalmente das coronárias, hipertensão arterial, obesidade, diabete;

O exercício físico regular é importante e poderosa ferramenta para o controle dessas doenças, porém foram incluídas recomendações para a boa prática esportiva: a diretriz mostra que, apesar dos benefícios do exercício físico regular, se este for muito intenso e sem avaliação médica poderá ser gatilho para futuras arritmias cardíacas como a fibrilação atrial, por isso recomenda que os praticantes devem ter acompanhamento cardiológico com ênfase na área do esporte.

Apesar dos benefícios do exercício físico regular, se este for muito intenso e sem avaliação médica poderá ser gatilho para futuras arritmias cardíacas — Foto: Istock Getty Images

Apesar dos benefícios do exercício físico regular, se este for muito intenso e sem avaliação médica poderá ser gatilho para futuras arritmias cardíacas — Foto: Istock Getty Images

Os motivos para esses alertas decorreram dos vários acontecimentos adversos graves, com repercussão negativa, preocupando pela desinformando de parte da população. Essa nova diretriz tem seu foco na importância de se identificar possíveis doenças cardiovasculares em todos os participantes de uma prática esportiva, seja competitiva ou recreativa. Para as doenças já diagnosticadas, deve-se estabelecer qual o estágio dela e levar o paciente para participar de programas de reabilitação dessas doenças crônicas. Novas e várias pesquisas demonstraram um forte ganho de saúde e consequente redução das futuras complicações e da morte precoce desses pacientes.

Casos de morte súbita no esporte após os 35 anos tiveram como a mais frequente causa o infarto do miocárdio, independente do esporte escolhido para a prática. Mas por outro lado, concluiu-se que a prática de exercícios físicos diminui as mortes por doenças crônicas no mundo em 20% a 30 %.

A quantidade de tempo recomendada continuou a mesma: 150 minutos semanais de atividades físicas aeróbicas ou 75 minutos/semana de atividades vigorosas. Deve-se associar 40 minutos por semana de exercícios de fortalecimento muscular, não sendo necessários exercícios mais pesados (“puxar ferro”).

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prática segura de exercícios: orientações de cardiologistas