Devido Ă pandemia da covid-19, o Sistema Integrado de Transporte Urbano de Rio Branco â SITURB, precisou passar por constantes adequaçÔes para se adaptar Ă s mudanças de faixas que foram da vermelha a amarela, nĂvel que nos encontramos atualmente.
O CoronavĂrus tambĂ©m trouxe a necessidade de reequilĂbrio do sistema e a busca de condiçÔes para o retorno pleno da oferta de transporte pĂșblico, sendo necessĂĄrio o remodelamento e a otimização da operação.
Na manhĂŁ de hoje, 25, a SuperintendĂȘncia Municipal de Transportes e TrĂąnsito â RBTrans, reuniu os representantes dos bairros da parte alta da cidade para apresentação do modelo de sistema de transporte que serĂĄ implantado pela Prefeitura de Rio Branco naquela regiĂŁo, a partir do mĂȘs de outubro.
O Diretor de Transportes da RBTrans, Diego Parreira foi responsåvel por apresentar o planejamento para atender a Regional Tancredo Neves. Chamado de Sistema Tronco-Alimentando, a operação consiste na sistematização e integração de transporte coletivo, fazendo uso do Terminal de Integração do bairro Adalberto Sena, com implantação de linhas alimentadoras, que irão trazer o cidadão de dentro dos bairros da Regional Tancredo Neves, para fazerem uso da linha troncal, que realizarå somente o percurso que liga o Terminal Central ao Terminal Adalberto Sena.
Diego Parreira explicou que as linhas troncais percorrem avenidas e principais ruas ligando cada Terminal de Integração ao Terminal Central da cidade. âA grande novidade Ă© que os ĂŽnibus que serĂŁo utilizados nessa troncal sĂŁo articulados e bi-articulados, alĂ©m de climatizados, o que oferece maior conforto Ă populaçãoâ, disse ele.
A Superintendente da RBTrans, Sawana Carvalho, destacou que a prefeitura de Rio Branco fazendo esse enfrentamento Ă Covid-19, buscou segurança e consultou o ComitĂȘ Municipal de Combate ao CoronavĂrus sobre o uso do ar-condicionado nos ĂŽnibus. âBuscamos trabalhar com transparĂȘncia e de forma participativa, por isso, o convite para que essas lideranças viessem conhecer e opinar sobre a operação que vamos implantar na parte Alta da cidade e que irĂĄ beneficiar 13 bairrosâ, destacou Sawana.
Carvalho explica ainda que serĂŁo utilizados trĂȘs ĂŽnibus articulados e um biarticulado. âA capacidade do biarticulado Ă© de 200 pessoas, sendo que desse total, 60 sĂŁo sentadas. Com uma maior capacidade de passageiros o distanciamento social Ă© mais fĂĄcil de ser cumpridoâ, explicou ela.
Questionada sobre os benefĂcios da linha troncal, Sawana respondeu: âTeremos redução no tempo de espera e de viagem dos usuĂĄrios. Estamos contribuindo para o combate a Covid-19, reduziremos o custo operacional do sistema e estaremos proporcionando melhoria no conforto dos passageirosâ, disse.
Ao término da reunião a RBTrans proporcionou aos presentes uma volta no biarticulado, saindo da frente da Prefeitura e fazendo o percurso que serå implantado, passando pelos Terminais Central e Adalberto Sena.
âMostrar para os lĂderes de bairros como serĂĄ o funcionamento, demonstra abertura de diĂĄlogo e a tendĂȘncia de melhorar cada vez maisâ, destacou o presidente do bairro Wanderley Dantas, Sidney Matias.
Os 13 bairros beneficiados serĂŁo: Alto Alegre, Adalberto Sena, Defesa Civil, Xavier Maia, Juarez TĂĄvora, Irineu Serra, MontanhĂȘs, Placas, Wanderley Dantas, Mulateiro, Jorge Lavocat, Tancredo Neves, Raimundo Melo

