A oito dias das eleições nos Estados Unidos, veja o que dizem as pesquisas eleitorais

Na reta final da corrida que definirá quem estará no comando dos EUA pelos próximos quatro anos, as pesquisas mostram uma vantagem constante para o democrata Joe Biden, porém longe de ser motivo para considerar que a disputa está definida. O ex-vice-presidente tem uma diferença confortável em relação a Donald Trump na sondagem nacional, que serve mais como um termômetro do clima entre os eleitores — pouco mais de nove pontos percentuais, segundo a média do site Fivethirtyeight.

Pesquisas nacionais nos EUA [Foto: Editoria de Arte/Agência O Globo]

Mas, para um retrato mais fiel da corrida, é necessário olhar para as pesquisas nos estados — as eleições nos EUA funcionam no modelo de Colégio Eleitoral, para o qual cada estado envia um determinado número de delegados, 538 ao todo, que escolherão o novo presidente. O voto desses supereleitores depende do resultado da votação popular em cada um dos 50 estados.

Biden tem vantagem em estados historicamente democratas, como a Califórnia ou Nova York, assim como Trump está na frente em locais como o Kentucky, Mississipi e o Texas. Nas sondagens dos “estados- pêndulo”, que não têm uma tendência histórica definida, o democrata tem vantagem na maior parte deles, mas em alguns casos está a menos de um ponto percentual do republicano.

[Fonte: Fivethirtyeight]

Hoje, segundo previsão do site Fivethirtyeight, que leva em conta dados de pesquisas e tendências históricas, Joe Biden vence em 87 de cada 100 simulações eleitorais, enquanto Trump vence em 12 de cada 100. Há ainda 1% de chance de um empate no Colégio Eleitoral, 269 a 269, um caso em que a eleição seria decidida pela Câmara. [Capa: Editoria de Arte/O Globo]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

A oito dias das eleições nos Estados Unidos, veja o que dizem as pesquisas eleitorais