19 de abril de 2024

É #FAKE que TSE vai implementar voto pelo celular nas eleições de 2020

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai trocar as urnas eletrônicas e implementar o voto pelo celular nestas eleições. É #FAKE.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece, em nota, que não adotou nenhuma mudança no sistema para as eleições deste ano e não haverá nenhum teste na votação em curso em novembro. O órgão nega também a fala da mensagem falsa que diz que o tribunal “dará ‘adeus’ ao sigilo do voto”.

O que o TSE fez foi lançar, em setembro, o projeto “Eleições do Futuro”, que tem como objetivo iniciar estudos e avaliações para eventual implementação de inovações no sistema eletrônico de votação.

Também não é verdade que seja uma “surpresa” que o projeto esteja em curso porque o próprio TSE noticiou o lançamento do edital.

Empresas de tecnologia foram chamadas para apresentar propostas de votação online, com possibilidade de demonstração gratuita das tecnologias que já possuem, durante o primeiro turno das eleições de 2020, em uma simulação com candidatos fictícios.

O TSE definiu que qualquer proposta terá que preencher três requisitos: segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência. Segundo o TSE, mais de 30 empresas manifestaram interesse de apresentar uma solução para inovar o sistema eleitoral, e o TSE realiza neste momento reuniões para entender as propostas dessas companhias.

Depois da eleição, todas as demonstrações serão avaliadas pelo TSE, que, então, avaliará se adotará ou não alguma inovação no sistema de votação em pleitos futuros.

“No projeto ‘Eleições do Futuro’, a ideia é que o tribunal possa conhecer o que as empresas têm a oferecer em conhecimento e tecnologia. Não está em discussão a possibilidade de o TSE abrir mão do controle do sistema de votação, que está e continuará sob o comando do Tribunal Superior Eleitoral”, diz a nota. “Além disso, o TSE não considerará nenhuma proposta que torne inseguro o processo de votação ou ameace o sigilo do voto.”

Valparaíso de Goiás, no entorno do Distrito Federal, Curitiba (PR) e São Paulo (SP) são as três cidades brasileiras escolhidas pelo TSE para testar sistemas de votação online, por meio de tablets, computadores e celulares. A simulação será realizada com eleitores selecionados e candidatos fictícios. [Foto de capa: Reprodução]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost