20 de abril de 2024

Ministério vai comprar 46 milhões de doses da Coronavac, vacina chinesa feita com o Butantan

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da Coronavac, vacina de proteção ao coronavírus que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.

O acordo foi fechado durante reunião do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com governadores. A compra só será realizada após a vacina receber um registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governo brasileiro também já tem acordo para comprar doses da vacina produzida pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, e também faz parte da Covax Facility, plano internacional de alocação de vacinas contra covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, as três iniciativas, somadas, garantem 186 milhões de doses.

Na segunda-feira, o Instituto Butantan anunciou a conclusão dos testes da Coronavac entre voluntários brasileiros e informou que o índice de ocorrência de efeitos colaterais ficou em 35%. Segundo o presidente do instituto, Dimas Covas, o resultado faz dela o imunizante contra a covid-19 mais seguro em teste atualmente no Brasil.

A Anvisa deu prazo de até 60 dias para se pronunciar sobre o registro da vacina chinesa depois que o Butantan entregar todos os documentos exigidos para esse processo. Com isso, após prever a vacinação em dezembro, o governo paulista trabalha agora com uma imunização somente a partir de janeiro. [Foto de capa: Tingshu Wang/Reuters]

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost