ContilNet Notícias

Advogado lança manual dos candidatos com recentes mudanças na legislação

Por SAMARAH MOTTA, PARA CONTILNET

Advogado lança manual dos candidatos com recentes mudanças na legislação
Na Coluna desta semana entrevistamos o Advogado e Professor Kaio Marcellus sobre seu lançamento autoral do Manual do Candidato para as Eleições 2020. O manual apresenta o seguinte título: “Tudo que você precisa saber para não perder uma eleição no Tribunal”. Confira na íntegra a entrevista.
Foto interior manual cortada 1 1

Advogado e Professor Kaio Marcellus fala sobre seu lançamento autoral do Manual do Candidato para as Eleições 2020

1- Qual o objetivo do seu Manual do Candidato e para quem você indica a leitura?

O Manual do Candidato é um curso on-line (videoaulas e livro digital em PDF), que apresenta as principais regras do jogo eleitoral de forma simples, lúdica e pedagógica, para facilitar a compreensão do que é permitido e do que é proibido antes e durante as eleições de 2020.

Este manual é destinado a pré-candidatos, políticos, assessores, cabos eleitorais, dirigentes partidários, advogados, publicitários, contadores, tesoureiros e principalmente àqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre as regras do direito eleitoral. Em 2019, o Congresso Nacional aprovou as leis nº 13.877/2019 e 13.878/2019, gerando dúvidas sobre as regras que estarão em vigor em 2020. Recentemente, também foi aprovada a PEC nº 107/2020, alterando o calendário eleitoral.

O Manual do Candidato é um guia eleitoral atualizado com as recentes mudanças na legislação eleitoral e contém TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO PERDER UMA ELEIÇÃO NO TRIBUNAL.

Foto: reprodução

2- Quais as maiores consequências da pandemia para as eleições?

Preocupado com possível surto de contágio, o TSE divulgou novas regras para a votação este ano. O eleitor terá que usar máscaras para adentrar nas seções de votação, e por de ser impedido de votar se não utilizar o equipamento de proteção individual. A Justiça Eleitoral também vai disponibilizar o álcool em gel para garantir a segurança dos eleitores, mas recomendou que cada eleitor faça sua higienização, pois as urnas não serão desinfetadas depois de cada votação. O TSE também recomendou que cada eleitor leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação.

O horário de votação mudou e será das 7 às 17h, sendo as três primeiras horas preferenciais paras pessoas com mais de 60 anos.

3- Como as pessoas poderão justificar seus votos caso não queiram votar nessa pandemia?

O voto continua sendo obrigatório, mesmo com a pandemia do coronavírus. A Constituição Federal prevê a obrigatoriedade do voto para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Para jovens a partir de 16 anos e para as pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo.

O eleitor pode justificar o voto pelo celular, além do Portal do TSE na internet e dos cartórios eleitorais. Segundo o TSE, se o eleitor ou mesário tiver febre ou outro sintoma da covid-19, a justificativa do voto terá de ser apresentada com comprovação médica e só será aceita após análise e homologação judicial.

A justificativa deve ser feita em até 60 dias depois do pleito: 14/01/2020 para o 1º turno e 28/01/2021 para o 2º turno. Eleitores que estiverem no exterior têm até 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar a ausência.

Para justificar pela internet, o eleitor pode acessar o Sistema Justifica, ferramenta que permite a apresentação do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) pela internet após a eleição. Basta acessar e informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Livro Virtual (e-book) link https://go.hotmart.com/C39465517F

Sair da versão mobile