Donald Trump recorreu esta semana ao Twitter para fazer diversas publicações – como é seu costume -, mas uma delas está levantando forte polêmica nos Estados Unidos.
Isto porque o presidente norte-americano partilhou uma montagem fotográfica em que o seu rival, o candidato democrata Joe Biden, surge sentado numa cadeira de rodas num lar de idosos.
A imagem falsa – em que a cabeça do candidato à presidência foi ‘colada’ noutro corpo com recurso a meios informáticos – contém ainda um jogo de palavras. Em vez de “Biden
for President” (“Biden a Presidente”, em tradução livre), o ‘P’ surge ‘cortado’ dando origem ao termo ‘Resident’, a palavra em língua inglesa para quem reside, por exemplo, num lar.
A intenção de Donald Trump de ridicularizar o seu adversário tendo em conta a idade faz (ainda menos) sentido quando comparadas as datas de nascimento de ambos. O atual presidente nasceu em 14 de junho de 1946 – tem, portanto, 74 anos – e Joe Biden em 20 de novembro de 1942 – tem 77 anos.
As críticas ao tweet foram quase imediatas, com norte-americanos a apelidarem o post como “uma das coisas mais desprezíveis que Trump já compartilhou”, atacando ainda a posição do presidente em relação aos mais idosos.
Há também, contudo, quem questiona como se pode “não amar o sentido de humor” do republicano.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 14, 2020–>