Paralisação de 100% da frota ônibus infringe lei e empresas serão notificadas pela RBTrans

Depois que as empresas de transporte público ameaçaram paralisar 100% das frotas de ônibus em Rio Branco, nesta segunda-feira (14), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) disse que o órgão não foi comunicado sobre a possibilidade pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindicol) e nem pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sinttpac).

Em uma nota enviada à reportagem do ContilNet, a RBTrans destaca que as empresas serão notificadas, já que de acordo com a lei de nº 332, que regulamenta o Sistema de Transporte Coletivo do Município de Rio Branco, em caso de greve, deve-se manter no mínimo 40% (quarenta por cento) dos ônibus em funcionamento, para atender a população.

“O Sindicol e o Sinttpac não comunicaram a RBTrans da paralisação da frota de transporte coletivo. De nossa parte estamos notificando as empresas”, diz o documento.

“No momento, estamos aguardando decisão do legislativo quanto a aprovação do Projeto de Lei que subsidia o sistema para o pagamento de salários dos empregados das empresas”, finalizou.

Os motoristas procuraram o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Antônio Morais (PSB), para uma reunião nesta segunda-feira (14), pedindo que os parlamentares aprovem o repasse de 2,4 milhões que vem tentando ser feito pela Prefeitura às empresas de transporte público com o objetivo de garantir a continuidade do serviço profundamente atingido pela crise da pandemia e garantindo o emprego dos funcionários, ameaçados de demissão se o sistema entrar mesmo em colapso.

O projeto precisa ser aprovado na Câmara, que já sinalizou desinteresse na aprovação. Os funcionários estão com cerca de três meses de salários atrasados. Na última quinta-feira eles chegaram a paralisar as atividades por duas horas, e haviam prometido que nesta segunda cruzariam os braços.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost