O prefeito eleito de Espera Feliz, na Zona da Mata, MaurĂ©lio Carlos da Silva (PDT), morreu nesta quinta-feira (31) vĂtima da Covid-19. O mĂ©dico Dr. MaurĂ©lio, como era conhecido, tinha 76 anos e iria assumir a posse da prefeitura nesta sexta-feira (1Âș).
Dr. MaurĂ©lio estava internado desde o dia 12 de dezembro em um hospital de GuaçuĂ, no EspĂrito Santo. Nos Ășltimos dias, o quadro de saĂșde dele piorou.
O prefeito eleito recebeu 5.910 votos nas Ășltimas eleiçÔes, o que corresponde a 47,58% do total. O vice-prefeito da chapa, que vai tomar posse, Ă© Dr. Rafael Peixoto, de 41 anos.
A Prefeitura de Espera Feliz decretou luto oficial de trĂȘs dias por causa da morte de Dr. MaurĂ©lio. O decreto, assinado pelo atual prefeito, JoĂŁo Carlos Cabral de Almeida, diz que o mĂ©dico “prestou inestimĂĄveis serviços ao municĂpio”.
Morte de prefeitos eleitos em Minas Gerais
Quatro prefeitos eleitos em cidades mineiras morreram antes de tomar a posse. No dia 21 de dezembro, AristĂłteles Temponi Catarina (MDB), conhecido como PalitĂł, eleito em Santa Maria do SuaçuĂ, na regiĂŁo do Rio Doce, faleceu devido a complicaçÔes da Covid-19.
Em Passa Quatro, no Sul de Minas, AntĂŽnio Claret (PV) morreu na vĂ©spera da eleição apĂłs um infarto fulminante e, por falta de tempo para alteração nas urnas, recebeu os votos dos eleitores, mas nĂŁo foi declarado eleito. Ele foi substituĂdo pelo atual vice-prefeito da cidade, Henrique Nogueira (MDB).
JĂĄ em TapiraĂ, no Centro-Oeste de Minas, o prefeito eleito Ronaldo Pereira Cardoso (Democratas) morreu no dia 17 de dezembro, um dia apĂłs a diplomação, em um acidente de trĂąnsito na BR-262, em Moema, na mesma regiĂŁo.
Desde o inĂcio da pandemia, ao menos 22 pessoas que ocupam o principal cargo nos municĂpios brasileiros morreram por complicaçÔes da Covid-19.
A primeira morte de um prefeito brasileiro ocorreu em 27 de março, em SĂŁo JosĂ© do Divino (PI). A vĂtima foi AntĂŽnio Felicia (PT), de 57 anos.

