26 de abril de 2024

Baixo Acre regride para bandeira laranja e Juruá se mantém no amarelo; entenda o que muda

A regional de saúde do Baixo Acre/Purus regrediu da bandeira amarela para a laranja nesta sexta-feira (22), durante videoconferência promovida pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, com nota 13.

A regional é representada pelas cidades de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.

Houve aumento de dois índices: isolamento social (8%) e ocupação de leitos clínicos (40%) e de UTI.

Uma nova avaliação acontecerá daqui a 14 dias para saber se as 11 cidades permanecem, retrocedem ou avançam de faixa.

Já a regional do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira permaneceu na bandeira amarela, com nota 10.

A regional agrupa os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá. Houve aumento de dois índices: isolamento social (7%) e novos casos de coronavírus (120%). Uma redução na ocupação de leitos comuns e de UTI também foi registrada.

O que muda com o toque de recolher? 

O toque de recolher que será decretado pelo governador está confirmado para segunda-feira (25). Serviços devem ser suspensos a partir das 22h até 6h da manhã. Bares, restaurantes e outros setores não essenciais não vão funcionar neste período de tempo. Farmácias 24 horas e redes assistenciais de saúde de emergência seguem com funcionamento normal.

Bandeira Amarela 

Na fase amarela, podem abrir restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e outros estabelecimentos similares com 50% da capacidade, teatros, cinemas e apresentações culturais, como também evento religiosos, com 50% da capacidade.

Lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias podem continuar funcionando com todos os protocolos sanitários e aumentando a capacidade limitada de 50%, além de delivery e drive-thru.

O aumento da capacidade também é válido para lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos como olaria, cerâmicas, serraria, marcenarias e marmorarias.

Feiras livres, comércios de rua, ambulantes e outros também seguem abertos seguindo as orientações de segurança. Para hotéis, shoppings, salões de beleza e motéis a capacidade de funcionamento também aumentou 50%.

Bandeira Laranja

Durante a Bandeira Laranja, ficam autorizadas a funcionar, com restrições e adoção de protocolos sanitários específicos, algumas atividades comerciais, tais como: lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias, lojas de materiais de construção, empresas e obras do ramo da construção civil e demais estabelecimentos de sua cadeia de produção, distribuição e comercialização.

A Bandeira Laranja permite ainda a reabertura de shoppings, limitados a 30% de capacidade, com exceção de suas respectivas áreas de lazer e alimentação. Feiras livres, comércio de rua e ambulantes não serão mais permitidos. Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, distribuidoras e similares poderão operar exclusivamente com o serviço de delivery e/ou drive-thru.

Devem paralisar suas atividades durante a Bandeira Laranja: espaços públicos; academias de ginástica, clubes esportivos e de lazer e similares; teatros, cinemas e apresentações culturais; eventos religiosos em templos ou locais públicos, de qualquer credo ou religião, inclusive reuniões de sociedades ou associações sem fins lucrativos; centros e escolas de formação e capacitação, estúdios de dança, escolas/estúdios de música, centro de formação de condutores de veículos automotores e similares; além de eventos, feiras, seminários e congressos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost