Rio Branco, Acre,


Enem 2020: gabaritos oficiais são divulgados nesta quarta-feira

Correção é feita com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulga, a partir de hoje (27), o gabarito oficial das provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas estarão disponíveis no site do Inep e no aplicativo do Enem.

Porém, mesmo com a conferência das respostas com os gabaritos oficiais do exame, ainda não é possível saber, de imediato, a nota final que o candidato tirou no exame porque o Enem é corrigido com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Esse método de correção considera, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na prova. Com isso, se houver acerto de questões difíceis, é esperado que o candidato acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que o acerto pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

A previsão para a divulgação dos resultados finais do Enem 2020 é dia 29 de março de 2021. Nessa data, os participantes também saberão a nota da redação.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingresso no ensino superior e participação em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Enem impresso foi aplicado nos dois últimos domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Os participantes resolveram questões objetivas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, além da prova de redação.

Ao todo, cerca de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas neste ano, segundo o Inep, número que representa menos da metade dos participantes inscritos no exame. O Enem 2020 terá ainda uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up