ContilNet Notícias

Pedro Longo comemora PL de Gladson que institui carreira de auditor fiscal

Por ASCOM

Pedro Longo comemora PL de Gladson que institui carreira de auditor fiscal

Atuante na valorização das categorias profissionais e defensor do crescimento econômico do estado, o deputado Pedro Longo (PV) comemorou nesta quarta-feira (6) a aprovação de um dos Projetos de Lei (PL) encaminhados pelo governador Gladson Cameli à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Se trata da proposta que institui a carreira de Auditor Fiscal Estadual Agropecuário no âmbito do Instituto de defesa Agropecuário e Florestal (Idaf), para que o Acre integre, o mais breve possível, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), comercializando em qualquer lugar do Brasil com a garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O técnico será o responsável por avaliar a qualidade das mercadorias.

Pedro Longo, um dos parlamentares que votaram a favor do PL – submetido no último dia 13 de novembro e aprovado por unanimidade na Aleac -, avaliou a ação como satisfatória e disse que o Acre saiu à frente de outros estados ao criar condições para valorizar os produtos da região, além de oportunizar a geração de empregos, renda e arrecadação por meio do ICMS.

Na ocasião, o legislador também destacou, ao reconhecer a importância do auditor, que no mês de maio de 2021, o Acre será vistoriado por uma missão internacional que vai monitorar o serviço de defesa sanitária animal. Com isso, o estado deve ganhar o reconhecimento mundial de zona livre de aftosa sem vacinação.

“Com a criação dessa carreira, as indústrias e serviços registrados vão poder comercializar os produtos em qualquer lugar do Brasil, com selo do SIF, a partir do que for atestado pelo auditor, que tem essa capacidade e merece reconhecimento. Além de ter garantida a qualidade do produto que será vendido, o Acre irá gerar renda e crescimento. Com esse interesse muito significativo do governo de aprimorar a checagem do que é produzido, dando autonomia e reconhecimento ao auditor, ganharemos o reconhecimento mundial de zona livre de aftosa sem vacinação. O projeto tem uma importância significativa”, pontuou o deputado.

Saiba mais sobre o PL

Com a aprovação, serão transformados em cargos de Auditor Fiscal Estadual Agropecuário, os atuais cargos efetivos de Médico Veterinário, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal e Tecnólogo em Heveicultura, cujos ocupantes estejam em efetivo exercício nas atividades de controle, inspeção, fiscalização e defesa agropecuária no âmbito do Idaf.

O regime de trabalho será de quarenta horas semanais, na forma definida na lei, com duração diária de 8 horas. Ao todo, são 34 cargos com a nova nomenclatura.

Sair da versão mobile