Prefeitura de Rio Branco prepara plano de ação para conter aumento nos casos de dengue

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), prepara um plano de ação para combater o aumento dos casos de dengue no município, que têm subido por conta das chuvas na região. A ideia é identificar os locais com maior número de focos e intensificar as medidas nessas áreas, sem desprezar as demais.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) dará o apoio necessário no combate, informou o secretário municipal Frank Lima. O gestor disse estar preocupado com a subida no número de casos em plena pandemia de covid-19. Ele lembrou ainda do zika vírus, da chikungunya e de problemas de saúde decorrentes de uma possível enchente do Rio Acre.

O plano será entregue nos próximos dias e poderá contar com ações como fumacê, coleta de entulhos em parceria com a Semsur, aplicação de larvicida em água parada nas residências, entre outras.

“Ainda não podemos considerar um surto, mas se agente não se ajudar aí a coisa pode ficar difícil. Por isso estamos adotando medidas preventivas. Precisamos fazer isso imediatamente para agir no problema”, disse.

Ainda segundo o secretário municipal, o mosquito transmissor da dengue não está nas ruas, mas sim na casa da população. “A Semsa sozinha não dá conta de resolver o problema. Precisamos da colaboração da sociedade para que não deixe água parada. Uma tampinha de garrafa, por exemplo, pode ser foco de criação de dez mosquitos”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeitura de Rio Branco prepara plano de ação para conter aumento nos casos de dengue