Prefeitura explica como ocorre distribuição da vacina entre profissionais da Saúde em Rio Branco

Os profissionais da Saúde são prioridade na vacinação contra o coronavírus no Acre, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, além de pessoas acima de 75 anos, idosos de 60 anos institucionalizados (que estejam em asilos ou casas de repouso), populações indígenas e povos e comunidades ribeirinhas.

Embora os trabalhadores da linha de frente estejam aptos a receberem a dosagem, não há, até o momento, uma quantidade suficiente adquirida pelo Governo do Estado para todo o grupo, que hoje é composto por 16.864 profissionais.

Na primeira leva, o executivo estadual conseguiu 40.760 doses.

Para Rio Branco, 3,6 mil vacinas foram distribuídas para o primeiro grupo, mas são 9 mil profissionais da Saúde trabalhando na cidade.

“Estamos trabalhando com a vacinação de 3600 pessoas, incluindo os idosos que estão em abrigos e também os nossos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra a pandemia. A previsão que é novas doses cheguem até a próxima semana, permitindo maior número de pessoas vacinadas”, explicou a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Socorro Martins.

A bióloga explicou como será a distribuição entre os profissionais.

“Enquanto isso, como Rio Branco recebeu apenas uma parte das doses que estavam previstas para o município, vamos vacinar apenas os profissionais que estão atuando em unidades da linha de frente. Estamos seguindo o protocolo de vacinação direcionado nacionalmente pelo Ministério da Saúde. A vacina, neste primeiro momento, será ofertada apenas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavírus, e isso inclui os trabalhadores em saúde que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), Pronto-Socorro de Rio Branco, URAP Maria Barroso e UPA Via Verde”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost