Rio Branco, Acre,


A ‘conta covid’ chegou: Acre terá reajuste de quase 20% na tarifa de energia em 2021

As companhias que fornecem energia foram muito impactadas pela pandemia de covid-19

O Acre será um dos estados do Brasil que terão reajuste nas tarifas residenciais de energia elétrica em 2021.

A projeção foi feita pela R Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE).

O aumento nacional é de 14,5%, mas para os estados do Norte é de 19,4%.

A razão para o reajuste é a chamada ‘Conta Covid’. Na prática, são os custos de empréstimos da ordem de R$ 15,3 bilhões feitos pelas distribuidoras em 2020 para conseguir pagar a energia contratada junto às geradoras.

As companhias que fornecem energia elétrica às residências foram muito impactadas pela pandemia de covid-19. Isso porque o isolamento social gerou uma diminuição drástica do consumo de energia pelos setores de comércio, serviço e indústria.

A sobreoferta ocorre porque, para garantir que não falte energia elétrica para ninguém, as distribuidoras compram o produto com antecedência. Elas fazem esse cálculo com base no que população normalmente consome e também projetam o quanto isso pode aumentar no futuro.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up