Rio Branco, Acre,


Galvez completa uma década e é o clube que mais cresce no Acre

O Imperador Galvez completou uma década de existência nesta terça-feira

O Imperador Galvez completou uma década de existência nesta terça-feira (9). Nas redes sociais, o clube criou várias postagens para lembrar a data da fundação do clube e contar um pouco da história do poeta, diplomata e explorador espanhol Luís Gálvez Rodrígues de Arias, personagem que inspirou o nome da agremiação.

Idealista e destemido, Luís Galvez fundou a República Independente do Acre no dia 14 de julho de 1899, justificando que “não podendo ser brasileiros, os seringueiros acreanos não aceitavam tornar-se bolivianos”. Implantou o governo do país, que os Estados Unidos classificaram como um país da borracha.

Com a proeza, Galvez passou a ser chamado de Imperador do Acre. No curto período de governança, ele instituiu as Armas da República, a atual bandeira, organizou ministérios, criou escolas, hospitais, um exército, corpo de bombeiros, exerceu funções de juiz, emitiu selos postais e idealizou um país moderno para aquela época, com preocupações sociais, de meio ambiente e urbanísticas.

Também baixou decretos e envia despachos a todos os países da Europa, além de designar representantes diplomáticos.

Por força do Tratado de Ayacucho, assinado em 1867 entre o Brasil e a Bolívia, Luis Gálvez rendeu-se à força-tarefa da marinha de guerra do Brasil no dia 11 de março de 1900, na sede do seringal Caquetá, às margens do rio Acre, para depois ser exilado em Recife, Pernambuco. Mais tarde foi deportado para a Europa.

Não satisfeito, anos depois, Galvez retornou ao Brasil, mas foi deporto pelo Governo do Amazonas para o Forte de São Joaquim do Rio Branco, hoje estado de Roraima, de onde fugiria tempos depois. Morreu na Espanha.

Fundação ocorreu dia 09 de fevereiro de 2011

Inspirado por outros clubes militares acreanos, mas já extintos, o então Governado do Acre, o médico Tião Viana, juntamente com um grupo de militares, resolveu então criar o Imperador Galvez, precisamente dia 9 de fevereiro de 2011.

Menos de seis meses após a fundação, o Imperador Galvez já estava em campo disputando o Campeonato Acreano da 2ª Divisão. O acesso ficou bem perto, mas a vaga na elite escapou na decisão contra o Andirá, ao perder por 1 a 0. No ano seguinte, o sonho do acesso continuou vivo e, após gols do lateral direito Januário e do atacante Tonho Cabaña na decisão contra o Vasco da Gama, o Imperador carimbou o acesso.

Inserido na elite a partir da temporada 2013, o clube chegou a bater na trave por três oportunidades (2015, 2018 e 2019) antes de erguer a taça de campeão, precisamente na temporada 2020. Em competições nacionais o Imperador já conta com várias participações em copas do Brasil e Verde, assim como Série D.

O Galvez segue o seu objetivo de crescimento, diz Edener Franco

 

O presidente Edener Franco durante entrevista para o cronista esportivo Chico Pontes. Foto/Manoel Façanha.

Feliz pelo bom momento do clube, o presidente imperialista coronel Edener Franco disse que o momento é de agradecer, não somente o torcedor, mas a diretoria, a imprensa e também aqueles que contribuíram lá atrás para construção da agremiação, como o ex-governador Tião Viana e os coronéis Anastácio e Espindola entre outros nomes importantes para a história do clube.

Edener Franco lamentou o fato do mundo está vivenciando a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a doença levou vários torcedores e simpatizantes do clube e, aproveitou o espaço para aconselhar as pessoas a tomarem os devidos cuidados com prevenção para não contraírem a doença, onde, para ele, o distanciamento social é uma arma importante para conter o avanço do vírus.

O dirigente disse ainda que o Imperador Galvez segue seu objetivo de crescimento na modalidade, mas respeitando a todos e, deixou claro que, em breve, passará o bastão do poder político do clube para o fortalecimento da democracia imperialista. “Estamos fazendo o melhor para o Imperador Galvez e também para o crescimento do nosso futebol, onde a valorização passa pelo fortalecimento da nossa categoria de base”.

Fala, artilheiro!

O atacante Adriano Narcizo já marcou 29 gols com a camisa do Imperador Galvez. Foto/Manoel Façanha.

O atacante Adriano Narcizo, com 52 partidas (9º com mais jogos) e 29 gols pelo clube, deixou um recado para torcedor imperialista nas redes sociais do Galvez, onde felicita o clube pela data, fala de gratidão e deixa claro que é uma honra está disputa mais uma temporada com a camisa do clube.

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias

Scroll Up