Ícone do site ContilNet Notícias

Sesacre deve fazer mutirão para vacinação em massa após chegada de Sputnik no AC

Por SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

MINSK, BELARUS - DECEMBER 29, 2020: A medical worker holds a component of the Russian Gam-COVID-Vak (Sputnik V) vaccine against COVID-19 in a city hospital. The first batch of the Russian Sputnik V vaccine has arrived in Belarus; a mass vaccination campaign is starting in the country. Stringer/TASS.No use Russia.

Com o anúncio de que o Acre vai adquirir pelo menos 700 mil doses da vacina russa Sputnik V, por meio do acordo realizado pelo Consórcio Nordeste, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) já se prepara para uma vacinação em massa.

A informação foi dada pelo secretário Alysson Bestene, em entrevista ao ContilNet neste sábado (20).

“Não sabemos ainda se a quantidade será distribuída por lotes de 100 mil vacinas ou se virão as 700 mil. Isso dependerá do acordo que será firmado na próxima semana, quando toda burocracia será tratada em reunião”, frisou.

SAIBA MAIS: Gladson Cameli anuncia compra de 700 mil doses da vacina russa contra a covid-19

O contrato de compra das vacinas foi articulado arduamente pelo governador Gladson Cameli.

“A partir do momento em que as doses chegarem ao Acre, vamos realizar um mutirão de 30 até 60 dias para a vacinação em masa. As doses serão suficientes para vacinar quase toda a população. É uma esperança para o povo acreano”, destacou o gestor.

A aquisição das vacinas para o Acre faz parte do acordo realizado pelo Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano Russo para a compra de um total de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou para combater a Covid-19.

A vacina Sputnik V atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19 e um ótimo perfil de segurança, segundo dados preliminares de uma pesquisa publicada no periódico The Lancet.

Sair da versão mobile