A fila de espera para UTI por pessoas acometidas pela Covid-19 estÔ zerada no Acre desde domingo (11), segundo boletim de assistência à saúde do governo do estado. No entanto, a situação ainda preocupa, uma vez que todos os hospitais públicos do estado estão com altas taxas de ocupação.
No Pronto-Socorro de Rio Branco, por exemplo, das 30 vagas disponĆveis, 26 estĆ£o ocupadas. JĆ” no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), só hĆ” dois leitos de terapia intensiva desocupados. AtĆ© sĆ”bado, o setor de UTIs das duas unidades de saĆŗde estavam colapsados.
No Hospital Regional do JuruÔ, em Cruzeiro do Sul, a taxa de ocupação é de mais de 88%, com apenas três leitos vagos.
Das 111 pessoas internadas em uma UTI, 97 estão pelo SUS e 14 pela rede privada. JÔ as internações em enfermarias somam 226.
Mais de 1.350 pessoas jĆ” morreram de Covid-19 no Acre desde o inĆcio da pandemia, hĆ” pouco mais de um ano. O nĆŗmero de contaminados jĆ” passa dos 73 mil, o que representa mais de 8% de toda a população do Acre, sem contar os casos nĆ£o testados.
