19 de abril de 2024

Cientistas americanos comprovam os benefícios da fofoca

fofoca costuma ser considerada um tabu social, mas os cientistas do Dartmouth College, nos Estados Unidos, mostraram que ela pode ser benéfica.

Segundo eles, a fofoca facilita as conexões sociais e permite que você aprenda sobre o mundo por meio das experiências de outras pessoas.

A fofoca não necessariamente espalha informações negativas sobre outras pessoas. Isso pode ser uma conversa jogadora fora, tanto pessoalmente quanto na Internet.

Pesquisas anteriores mostraram que aproximadamente 14% das conversas diárias das pessoas são fofocas e, em sua maioria, em tom neutro.

“A fofoca é uma forma complexa de comunicação que muitas vezes é mal compreendida. Pode ser um meio de comunicação social e significativo que vai além de suas conotações negativas típicas ”, disse Eshin Jolly, co-autor do estudo.

Como ocorreu o estudo

Os cientistas tentaram determinar a função da fofoca por meio de um experimento de jogo.

Os participantes jogaram dez rodadas em grupos de seis. Em cada rodada, os jogadores recebiam dez dólares, podendo ficar com o dinheiro para si ou investir parte dele no fundo do grupo, que era multiplicado por 1,5 vezes e dividido igualmente entre os jogadores.

Brincar cria uma tensão interna entre o comportamento egoísta e cooperativo. Em alguns casos, as informações eram limitadas para que os participantes pudessem apenas observar o comportamento de alguns outros jogadores em seu grupo.

Os cientistas concluíram que os jogadores, em alguns casos, dependiam de informações de segunda mão de parceiros. Eles não tinham acesso à observação direta do restante dos sujeitos, de modo que as fofocas permitiam que contassem com a experiência de outras pessoas.

Em algum momento, os jogadores começaram a se sentir conectados uns com os outros, compartilhar suas impressões e discutir o que estava acontecendo.

Fofoca é uma forma de construir relacionamentos

Ao observar as reações e o comportamento das pessoas, os cientistas descobriram que a fofoca é uma forma de construir relacionamentos. Ela implica confiança e ajuda a construir laços sociais que se fortalecem com a continuação da comunicação.

As descobertas, publicadas na Current Biology, demonstram que a fofoca é uma “comunicação rica e multifacetada” que serve a múltiplas funções sociais. Diferentes tipos de fofoca surgiram dependendo da quantidade de informações disponíveis.

As descobertas da equipe sobre o papel da fofoca são consistentes com a criação de uma “realidade compartilhada”, onde amigos e colegas frequentemente se unem, formam alianças, compartilham informações pessoais e discutem o comportamento de outros para alcançar ações socialmente aceitáveis.

De acordo com Ashin Jolly, um dos autores deste estudo, a fofoca é frequentemente mal compreendida. No entanto, podem ser um meio de comunicação que vai além da típica conotação negativa.

Os resultados das pesquisas foram publicados em relatórios da Current Biology, MedicalXpress.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost