25 de abril de 2024

Conheça exercícios mentais que vão te ajudar a emagrecer

Você já ouviu falar em exercícios mentais para emagrecer? São práticas que incluem aumentar a confiança na própria capacidade de ter sucesso, identificar os obstáculos ao plano e pensar em soluções antecipadas para resolvê-lo e reaprender a lidar com a comida.

Os exercícios mentais vem sendo bastante utilizados em planos de emagrecimento porque o excesso de peso nem sempre é causado por exageros na alimentação, mas também porque, muitas vezes, há uma dificuldade na mudança de comportamento na direção de uma vida mais saudável.

A sugestão da nutricionista Tatiana Zanin, responsável pelo portal Tua Saúde, é valorizar as próprias qualidades e conquistas, reforçando a autoestima e a autoconfiança. Veja dicas selecionadas por ela:

1. Imagine e dê forma ao seu sucesso
Imagine diariamente como irá se sentir após atingir sua meta – seja de peso ou de estilo de vida. Pense nas roupas que pretende usar, na satisfação que sentirá com a mudança de imagem e nos benefícios que os novos hábitos trarão para a sua saúde.

2. Escreva seus desejos
Passar os desejos para o papel é uma forma poderosa de focar a mente e fortalecê-la em direção às suas conquistas. Escreva seus planos e, em seguida, vá anotando os avanços diários e o quanto eles lhe deixaram mais perto do seu objetivo final. Cada conquista deve ser vista como um passo a mais em direção ao objetivo almejado.

3. Encontre motivos para se amar
Aceite sua altura e seu tipo de curvas, sem desejar se encaixar em padrões de beleza inatingíveis. Admirar-se e imaginar aonde deseja chegar é o caminho para conquistar sua meta, mas buscar uma perfeição inalcançável não é saudável.

4. Você escolhe o quanto come
Tome atitudes de comando diante da sua alimentação. É importante sair de rotinas viciantes como atacar uma barra de chocolate inteira ou sempre comer uma sobremesa depois do almoço. Alguns exemplos de atitudes de comando são:

Não comer o que sobrou apenas para a comida não ir para o lixo;
Não repetir o prato;
Colocar limites para a quantidade que irá comer.

5. Planeje saídas para os obstáculos
Preveja quais obstáculos irão surgir ao longo do processo de emagrecimento ou ao longo de cada período. Escreve no papel quais atitudes você irá tomar, por exemplo, para se controlar quando o cansaço apertar ou quando estiver em uma comemoração em família.

Planeje como irá continuar praticando atividade física nos momentos em que estiver mais atribulado e que bebida irá tomar para evitar o álcool quando sentir vontade de beber. Prever e se preparar antecipadamente garante que as soluções sejam postas em prática de forma muito mais fácil e eficaz.

6. Pare de ter medo da comida
Esqueça que o chocolate engorda ou que a fritura é proibida. Em uma dieta equilibrada, todos os alimentos são permitidos, a diferença é a frequência que eles são consumidos. Fazer dieta muitas vezes implica pensamentos de restrição, ansiedade e sofrimento, o que predispõe o cérebro a desistir, pois ninguém gosta de sofrer.

Lembre-se sempre que nenhum alimento engorda nem emagrece, e que você pode comer de tudo, desde que encontre o seu equilíbrio.

7. Procure prazeres alternativos
Seu cérebro não relaxa e se satisfaz apenas com comida, por isso identifique e anote outras fontes de prazer e contentamento. Alguns exemplos: fazer uma caminhada ao ar livre, passear com o animal de estimação, ler um livro, dançar sozinho em casa ou fazer trabalhos manuais.

Esses prazeres poderão ser postos em prática em momentos de ansiedade, nos quais a tendência anterior seria comer doces ou encomendar uma pizza pelo telefone. Tente se obrigar a primeiro tomar uma atitude de prazer alternativo, pois assim a comida ficará sempre em segundo plano. (Com informações do portal Tua Saúde)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost