30 C
Rio Branco
6 maio, 2021 3:16 pm

Fotógrafos registram a ‘superlua rosa’ no céu do Acre

POR REDAÇÃO CONTILNET

A ‘superlua rosa” foi acompanhada pelos acreanos na noite desta segunda-feira (26). A Lua rosa é a primeira superlua de 2021, segundo a Nasa.

Foto: Altino Machado

Os fotógrafos Juan Vicent Diaz e Altino Machado fizeram o resgistro na Capital Rio Branco. Em Brasileia, no interior do Acre, o também fotógrafo Raylanderson Frota registrou a beleza da Lua.

Foto: Raylanderson Froto

Apesar de ser chamada de “superlua rosa” nos Estados Unidos, ela não tem uma cor diferente. O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias. Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

A “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais do momento de maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias, mas a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2021 isso só vai acontecer duas vezes, nesta segunda-feira e no dia 26 de maio, quando a Lua vai estar ainda mais próxima de nós.

Informações do Olhar Digital.