MinistĂ©rio PĂșblico cobra explicaçÔes do prefeito de Rio Branco sobre “Kit Covid”

Por ASCOM 28/04/2021 Ă s 14:32

O MinistĂ©rio PĂșblico Federal (MPF) e o MinistĂ©rio PĂșblico Estadual do Acre (MPAC) deram prazo de cinco dias para que o prefeito de Rio Branco, SebastiĂŁo Bocalom, responda a uma requisição de informaçÔes sobre declaraçÔes dadas por ele em defesa do “tratamento precoce” de pacientes de Covid-19 com base em um conjunto de medicamentos que seria conhecido como “kit Covid”.

Segundo o MP, entidades sanitĂĄrias e mĂ©dicas nacionais e internacionais, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Associação MĂ©dica Brasileira (AMB) e Organização Mundial de SaĂșde (OMS), jĂĄ alertaram oficialmente que nenhum medicamento tem eficĂĄcia cientificamente comprovada contra a Covid-19, e o pior, o uso de alguns pode, inclusive acarretar outros problemas para a saĂșde dos pacientes.

Os autores do ofĂ­cio, procurador da RepĂșblica Lucas Costa Almeida Dias e o promotor de Justiça GlĂĄucio Ney Shimora Oshiro, lembram ao prefeito, ainda, o contexto de disseminação de fake news e de desinformação por intermĂ©dio das redes sociais, com a divulgação de soluçÔes mĂĄgicas e milagrosas para combater a pandemia da COVID-19, sem nenhum embasamento cientĂ­fico ou com dados distorcidos da realidade, muitas das quais sĂŁo referendadas por agentes polĂ­ticos ou por pessoas que se beneficiam desses conteĂșdos falsos.

TiĂŁo Bocalom tem o prazo de cinco dias para responder ao MP quais medicamentos compĂ”em o denominado “kit Covid” a que ele tem se referido, e tambĂ©m se foi atestada a eficĂĄcia dos medicamentos que compĂ”em o kit e, em caso positivo, que forneça cĂłpia do processo administrativo com os estudos realizados que comprovam as evidĂȘncias cientĂ­ficas sobre a eficĂĄcia, a acurĂĄcia, a efetividade e a segurança dos medicamentos, produtos ou procedimentos oferecidos

Ele tambĂ©m deverĂĄ demonstrar ao MP se hĂĄ alguma recomendação do MinistĂ©rio da SaĂșde ou de ĂłrgĂŁo tĂ©cnico para que o MunicĂ­pio de Rio Branco faça uso dos medicamentos que compĂ”em o “kit Covid” e como estes medicamentos estĂŁo sendo distribuĂ­dos nas unidades bĂĄsicas de saĂșde e quais as diretrizes balizam essa distribuição

TambĂ©m foi questionado ao prefeito se “kit Covid” Ă© destinado a todos os pacientes diagnosticados com a doença ou se hĂĄ critĂ©rios para a distribuição, a depender da gravidade dos sintomas percebidos, bem como a forma que estĂĄ sendo realizado o acompanhamento da utilização desses medicamentos, dos resultados terapĂȘuticos e de surgimento de intolerĂąncias e reaçÔes adversas importantes

AlĂ©m disso, Bocalom tambĂ©m deverĂĄ explicar se o fornecimento desses “kits” Ă  população em geral serĂĄ precedido da realização de testes positivos para “Covid-19” e prescrição mĂ©dica e como tem se dado o acompanhamento durante o tratamento pela Secretaria de SaĂșde de Rio Branco,

O Ășltimo ponto questionado pelo MP diz respeito Ă  aquisição dos medicamentos, e Bocalom deverĂĄ explicar se houve compra dos medicamentos que compĂ”em, e informar qual o valor foi destinado Ă  aquisição e se houve procedimento licitatĂłrio.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.