17 C
Rio Branco
7 maio, 2021 6:12 am

Com novos decretos, veja o que abre este fim de semana no Acre

Apenas os supermercados e similares tiveram permissão para reabrir sábado e domingo

POR LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

O novo decreto do governo do Acre que flexibiliza medidas restritivas durante o toque de recolher aos finais de semana não vale para o comércio não essencial, que deve permanecer fechado nesses dias.

O texto, publicado na última quarta-feira (7), estabelece que apenas supermercados e similares podem reabrir a partir deste sábado (10), no período das 7 às 18 horas, além das farmácias, postos de combustíveis para abastecimento de carros oficiais e unidades de saúde.

O comércio não essencial segue com permissão de funcionamento durante a semana, porém com capacidade máxima de 20% prevista na bandeira vermelha em vigor. Além disso, permanece obrigatória a adoção de medidas sanitárias, como o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção e higiene.

Aos finais de semana, restaurantes, lanchonetes e similares só podem funcionar por disk-entrega. Fica proibido qualquer tipo de atendimento presencial, inclusive drive thru.

Os postos de combustíveis vão funcionar entre 7 e 10 horas da manhã  e estão autorizados a abastecer veículos de transporte público e por aplicativo, além de motos de serviços de delivery e veículos de mercadorias também possam abastecer junto aos veículos oficiais da segurança pública e saúde. Abastecimento pra população em geral continua suspensa nesses dias.

O governo endureceu o toque de recolher à população, que agora passa a ser das 19h às 5h aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. Na semana, o horário permanece das 22h às 5h.

A aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer também está vedado aos finais de semana em qualquer hora do dia e da noite.

Já as igrejas só podem funcionar durante os dias de semana, até às 22 horas. Na tarde desta sexta, o prefeito Tião Bocalom publicou um decreto que autoriza as igrejas a funcionarem aos sábado, domingos e feriados das