18 de abril de 2024

Reservatório nos EUA corre risco de colapso e pode provocar desastre ambiental

Um reservatório de fosfato , numa antiga fábrica próxima à Tampa, na Flórida (Estados Unidos), está sob observação das autoridades por possibilidade de colapso.

O sobrevoo de drones encontrou fissuras na barragem em Piney Point.

Especialistas alegam que as algas marinhas se reproduzem com mais facilidade nesses ambientes, podendo causar desequilíbrio ecológico.

O fenômeno é conhecido como “maré vermelha” e afetaria não só a vida marinha como também o turismo.

Os técnicos avaliam que centenas de milhares de litros de água contaminada podem ser despejados sobre casas na baía de Tampa.

Para prevenir, 300 casas próximas foram evacuadas no condado de Manatee, uma rodovia foi bloqueada e centenas de presidiários foram realocados de uma penitenciária nas redondezas.

O governador do estado, Ron DeSantis, declarou estado de emergência para conseguir liberar recursos extraordinários para o acontecimento.

DeSantis disse que o conteúdo do reservatório “atende aos padrões de qualidade da água para águas marinhas”, embora tenham quantidades excessivas de fósforo e nitrogênio.

O temor de desastre ambiental fez com que fossem instaladas bombas capazes de drenar o conteúdo do reservatório para transportar em concentrações pequenas e mais seguras.

“Seria como despejar 50 mil sacos de fertilizante na baía”, explicou Ed Sherwood, diretor do Tampa Bay Estuary Program, ao jornal “Tampa Bay Times”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost