INSS volta exigir prova de vida de seus segurados a partir de junho

A prova de vida, exame exigido anualmente aos segurados do INSS, que havia sido suspenso por causa da pandemia do coronavírus no ano passado, voltará a ser obrigada em todo o país a partir do próximo dia 1º de junho. A informação foi dada pela direção do INSS nesta quinta-feira (13).

Quem não fornecer informações sobre sua própria existência, terá o pagamento de benefícios suspensos. De acordo com o INSS, o exame visa evitar fraudes no pagamento de benefícios. Para fazer a comprovação da prova de vida o segurado precisa comparecer à agência bancária em que recebe o benefício para atualizar suas informações.

A pandemia do coronavírus, que surpreendeu o mundo e o país no ano passado, suspendeu a exigência a fim de que não houvesse aglomerações e proteger os segurados que são do grupo de risco. Isso fez com que as últimas informações sobre a prova de vida só viessem ser feitas em fevereiro de 2021, quando o INSS definiu um novo calendário para o retorno da obrigatoriedade do exame. Nas datas divulgas a prova de vida deveria começar agora neste mês de maio para os nascidos em março e abril.

Contudo, em uma Instrução Normativa do dia 15 de março, o calendário divulgado foi suspenso novamente, liberando ainda uma nova data para quanto a prova de vida será suspenso. Desde então, o prazo para a suspensão da prova de vida do INSS está valendo até o dia 31 de maio, ou seja, a partir do 1º dia de junho o INSS voltará a exigir a prova de vida aos segurados.

Já, com relação a um novo calendário de obrigatoriedade nada foi definido, e nada impede que o governo o INSS não altere o prazo para realização do exame novamente. Os segurados que estejam em dúvidas também podem contatar o INSS por meio das suas centrais de atendimento: Através do aplicativo e site Meu INSS; e Central de atendimento telefônico 135.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

INSS volta exigir prova de vida de seus segurados a partir de junho