20 de abril de 2024

Costa Rica realiza ações para se tornar roteiro mundial do ecoturismo

COSTA RICA (MS) – Entre os melhores municípios do Brasil para se viver, Costa Rica na região  Norte de Mato Grosso do Sul, comemorou 41 anos no último dia 12 de maio, apresentando um projeto ousado para se tornar o Pólo Turístico da região . O município Sul-mato-grossense faz divisa com os estados de Goiás e Mato Grosso, a 339 km da capital Campo Grande.

A Costa Rica fica em meio a chapadas,  e é composta por uma paisagem que mistura rios, cachoeiras e cânions e oferece aos moradores e visitantes experiências como rapel, tirolesa, rafting, flutuação, trilhas e até safári.

Para o prefeito, delegado Cleverson, Costa Rica tem potencial para se tornar um roteiro turístico nacional e internacional, como é o caso de Bonito, também em Mato Grosso do Sul. Além disso, Cleverson acredita que o turismo ecológico pode auxiliar na recuperação econômica do município pós-pandemia.

“Para amenizar os efeitos da pandemia em Costa Rica estamos investindo no turismo regional, com o objetivo de nos tornarmos um polo, nos moldes de Bonito, mas na região Norte, gerando emprego e renda para a cidade”, comenta o prefeito.

Nos limites de Mato Grosso do Sul com o Estado de Goiás, Costa Rica tem uma população de pouco mais de 19 mil habitantes e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) considerado alto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o que colocou o município em 2018 entre as 100 melhores economias do país.

Cleverson destaca que Costa Rica consegue conciliar a produção rural ao ecoturismo o que gera uma experiência ainda mais rica aos visitantes. “ Em Costa Rica temos atrações naturais, como cachoeiras, trilhas e cânions, e o diferencial é que elas estão integradas à agricultura e à nossa população urbana, que é rica em artesanatos e culinária. Esta relação proporciona momentos fantásticos para quem quer desfrutar a proximidade com a natureza e a cultura”, disse.

Entre os destinos mais procurados em Costa Rica estão os Parques Salto do Sucuriú, Nascentes do Rio Taquari e do Lage.

Para alcançar o ousado objetivo de se tornar roteiro mundial do ecoturismo, a Prefeitura afirma que tem investido na infraestrutura da rede hoteleira e dos pontos de visitação e na capacitação dos profissionais que atuam na prestação do serviço. O prefeito ainda destaca que há projeto para expandir a rede de internet e telefonia móvel em Costa Rica.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost