27.3 C
Rio Branco
18 junho, 2021 6:38 pm

Médico diz que AC está próximo de enfrentar terceira onda da covid-19 e pede vacinação em massa

"Lavar as mãos, manter o distanciamento social e vacinação em massa. Não há outros caminhos", disse o médico

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Embora o Acre esteja em queda no número de novas mortes por covid-19 e internações nos últimos dias – fatos que lhe conferiram a possibilidade de progredir para a bandeira amarela -, uma terceira onda do coronavírus não está descartada, de acordo com o médico imunologista Guilherme Pulici, que concedeu entrevista ao ContilNet.

“A terceira onda é um fato. O número de casos em São Paulo já está aumentando, assim como em outros Estados. Não temos informações se isso está relacionado à variante P2, que estava começando a ficar mais importante. Contamos ainda com a variante indiana”, comentou.

Pulici acrescentou que não é possível dizer que o Acre já está enfrentando uma terceira onda, mas que o Estado segue a tendência das outras unidades do Brasil.

“Não podemos afirmar que estamos nessa terceira onda, mas como seguimos a tendência do restante do país, estamos próximos dela”, continuou.

O aumento no número de casos será o principal indicador da nova onda. Sobre as medidas que podem conter um avanço da doença, Guilherme pontuou as mesmas já destacadas desde o início da pandemia.

“Lavas as mãos, manter o distanciamento social e vacinação em massa. Não há outros caminhos”, finalizou.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.