ContilNet Notícias

Como e onde será as restrições em cada cidade de MS nos próximos 15 dias

Por LÚCIO BORGES ORTEGA - CORRESPONDENTE MS

Imagem aérea de Campo Grande

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O agravamento da crise da Pandemia do Covid 19 em MS, levou o governo do Estado a reformular e tomar medidas mais restritivas para tentar conter o avanço da doença por MS. Assim, a partir deste domingo (13) até o próximo dia 24 de junho, metade dos 79 municípios entraram em uma espécie de Lockdown e a outra parte ativa novas restrições, mas sem ser extremas. Contudo, se criou duvidas quem ou quais setores serão atingidos direta ou indiretamente com a nova classificação do Prosseguir -mapa de risco para infecções pelo coronavirus nos municípios de MS.

Veja no decorrer do texto e mais abaixo, cada explicação das mudanças no Prosseguir em medidas, que valeriam deste sexta-feira (11), mas o Governo acatou pedido da Assomasul (Associação dos Municípios de MS) pelo “Dia dos Namorados” e adiou por 48 horas , como noticiamos, os efeitos da reclassificação dos riscos epidemiológicos do Prosseguir. E as mudanças levaram em consideração a superlotação, por todo o Estado, nos leitos de UTI/SUS acima dos 100% nas quatro macrorregiões de saúde do Estado (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas).

Veja abaixo divididos, os municípios com sua nova situação epidemiológica, colocada na última quinta-feira (10). São sete cidades classificadas na bandeira laranja, de grau de risco médio, 29 foram colocadas na bandeira vermelha, de risco alto e 43 subiram para a bandeira cinza, que é o grau de risco extremo, dentre elas, Campo Grande terá toque de recolher a partir das 20h.

Com as novas regras, o programa, que antes recomendava, agora determina, será obrigatório. Assim, também foram alteradas as classificações das atividades e dos serviços, por faixa de risco, considerados essenciais, não essenciais de baixo risco, não essenciais de médio risco, não essenciais de alto risco e não recomendados. (Veja lista ao final do texto).

Definição de cada bandeira

Os municípios que estão na faixa laranja são: Glória de Dourados – Jateí – Paraíso das Águas – Rio Negro e Taquarussu

As cidades que estão na faixa vermelha são: Anaurilândia –  Angélica – Aquidauana –  Aral Moreira – Bandeirantes – Cassilândia – Corguinho – Coxim – Dois Irmãos do Buriti – Douradina – Eldorado – Figueirão – Guia Lopes da Laguna – Inocência – Jaraguari – Ladário – Laguna Carapã – Mundo Novo –  Nioaque – Nova Andradina – Paranaíba – Pedro Gomes – Ribas do Rio Pardo – Rio Verde de Mato Grosso – Rochedo – Santa Rita do Pardo – Sonora – Tacuru – Vicentina

Os 43 municípios que estão na faixa cinza de extrema gravidade são:

1. SERVIÇOES ESSENCIAIS

2. NÃO ESSENCIAIS DE BAIXO RISCO

3. NÃO ESSENCIAIS DE MÉDIO RISCO:

4. NÃO ESSENCIAIS DE ALTO RISCO:

5. NÃO RECOMENDADOS

Sair da versão mobile