Estoque de insulina para pessoas com diabetes está zerado em Rio Branco há quase um mês

Uma denúncia anônima feita ao ContilNet na manhã desta segunda-feira (7) deu conta de que há quase 1 mês dezenas de usuários diagnosticados com diabetes estão sem insulina em Rio Branco.

Se trata da Insulina Análoga de Ação Rápida para pessoas com diabetes tipo 1, fornecida pelo Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme).

A denunciante afirma que sua filha de 15 anos, diagnosticada com a doença quando tinha apenas 12 anos, está sem a medicação. “Vou ter que comprar as canetas pra ela porque o Creme não está entregando”, disse à nossa reportagem.

O pacote com 5 produtos está custando em torno de R$ 250 nas farmácias. A quantidade dura menos de 30 dias, em alguns casos. “Nem todas as famílias têm condições de comprar. Dezenas de crianças dependem da insulina para viver. Ficar sem ela é sentença de morte”, continuou.

Nossa reportagem entrou contato com o Creme para verificar a situação. O órgão confirmou que a medicação está em falta desde 12 de maio, por conta de um problema no processo licitatório firmado entre a nova farmacêutica e o Ministério da Saúde – que entrega a insulina aos Estados.

Não há previsão para a entrega de uma nova remessa da medicação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost