23 de abril de 2024

Feriados, dias de 4 padroeiros, aniversário do AC e mais: confira as datas especiais de junho

O sexto mês do ano chega e, com ele, muitas datas para comemorar. O mês que marca o final do primeiro semestre de 2021 chega com datas especiais para diversas cidades acreanas.

Para o Acre, uma data mais que especial: dia 15 de junho é o aniversário do Estado. E, ainda nessa semana, teremos o feriado de Corpus Christi – mais precisamente nesta quinta-feira (3).

Para deixar você bem informado sobre essas e outras datas importantes no calendário acreano do mês de junho, separamos algumas informações para você. Veja:

3 – Quinta-feira: Corpus Christi

O Dia de Corpus Christi é Ponto Facultativo Nacional, de acordo com Portaria nº 442, de 27.12.2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Na religião católica, Corpus Christi é a celebração do corpo e sangue de Cristo. É simplesmente uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes.

É, portanto, uma data flutuante.

13 – Domingo: Dia de Santo Antônio

Para os habitantes da pacata Capixaba, essa data é Feriado Municipal, de acordo com Lei Municipal nº 291, de 10.7.2007. Casamenteiro e muito conhecido por aqueles que desejam encontrar um amor, Santo Antônio é um dos mais populares santos do Brasil e padroeiro da cidade, sendo celebrado no próximo dia 13.

Já orou para Santo Antônio pedindo aquela ajudinha com o amor?

15 – Terça-feira: Aniversário do Estado do Acre

A data que nosso Acre comemora mais um ano de fundação é Feriado Estadual, estabelecido pela Lei nº 14/1964.

Serão 59 anos completos na data, desde que se tornou território brasileiro. A data é em virtude da lei federal n.º 4 070, quando o presidente do Brasil João Goulart elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 15 de junho de 1962.

24 – Quinta-feira: Dia de São João do Guarani

Essa data é muito especial para os moradores de Xapuri, já que celebra o padroeiro da cidade. Foi instituído Feriado Municipal na cidade de Chico Mendes por meio do Decreto Municipal nº 885/2015.

O Santo da Floresta possui várias histórias que envolvem seu surgimento. A história mais conhecida conta que ele foi um seringueiro que morreu à míngua em casa, sem receber ajuda de ninguém.

Curiosamente, é terra de um dos maiores defensores das florestas do Norte brasileiro.

24 – Quinta-feira: Dia de São João Batista

O padroeiro de Bujari é celebrado neste dia. Na cidade, é Feriado Municipal estabelecido via Decreto Municipal nº 0411, de 25.1.2019. O Santo que batizou Jesus é o mais famoso dos três santos de junho, tanto que as festas juninas são conhecidas como festas joaninas ou festas de São João.

O padroeiro da cidade acreana é protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.

Já pediu aquela ajudinha para São João ou sente falta das festinhas de junho?

27 – Domingo: Dia de Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro

A padroeira em questão é a protetora de Feijó. Lá, a data é Feriado Municipal, de acordo com a Lei Municipal nº 451, de 1.6.2009.

De acordo com a Igreja Católica, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus.

Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost