25 de abril de 2024

Renda passiva na prática; saiba mais com Ruama Demir na coluna Dose Financeira

Antes de começar a estudar sobre educação financeira, eu pensava que ter liberdade financeira era ter dinheiro na conta e crédito na praça. Mas, com o passar do tempo me dei conta que eu estava dependente de uma renda ativa, àquela que é preciso trabalhar para poder receber, logo, não há liberdade alguma e sim uma dependência.

Ok, mas afinal o que é liberdade financeira? É quando sua renda passiva é suficiente para custear seu estilo de vida. Ela é gerada INDEPENDENTE da sua força de trabalho.

Exemplos de renda passiva são: direitos autorais, royalties, lucro com diferentes operações, aluguel de imóveis e de outras propriedades, entre outros.

Escrever livros não é fácil, mas que tal começar com algo como um ebook, sobre um tema que as pessoas tenham muito interesse e que possa ajuda-las. Hoje em dia há várias plataformas que facilitam a comercialização desse tipo de produto.

Royalties é um valor pago por direito de uso, exploração e comercialização de um bem, como no ramo da música. Você não precisa necessariamente ser o autor, mas pode se beneficiar investindo em ativos reais através do mercado financeiro, para ter direito a receber.

Aluguel? Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é somente por meio do aluguel de uma propriedade privada, como um imóvel ou equipamento, que você pode receber proventos oriundos de aluguel. Por meio de aplicações financeiras também é, como por exemplo, ao investir em fundos imobiliários ou alugar seus fundos imobiliários ou ações.

A aposentadoria pelo INSS, pela previdência estadual ou previdência privada também são formas de gerar renda passiva, e são as mais populares. A maioria dos brasileiros desconhece que é possível criar novas fontes de renda, mesmo começando a investir com pouco. Contudo, quanto mais cedo souberem que há outras alternativas e tiverem disciplina para investir nelas montando um plano mais robusto para conquistarem sua liberdade financeira, melhor.

Com essa dose de conhecimento espero ter despertado mais curiosidade em você sobre o tema. O que você achou desse assunto? Comente aqui

Para mais conteúdo nos acompanhe nos demais canais:

– Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9aJQsibjUcwksfuaMv–yQ

– Instagram e Telegram: @dosefinanceira

– Website: www.dosefinanceira.com

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost