Thor Dantas explica novo estudo que testa ivermectina como possível tratamento para Covid; entenda

O médico infectologista Thor Dantas usou as suas redes sociais nesta sexta-feira (25) para esclarecer um estudo que vem sendo realizado pela Universidade de Oxford sobre o teste da ivermectina como possível tratamento para Covid-19.

“Muita gente perguntando sobre essa informação. Ela é verdadeira. Trata-se do estudo Principle, da universidade de Oxford, que já testou 7 diferentes estratégias em covid, incluindo azitromicina”, escreveu o especialista.

“Por favor, parem de prescrever cloroquina e azitomicina em covid, que isso já está provado por A+B que não adianta de nada”, continuou.

Sobre a ivermectina, também receitada por alguns médicos como parte de um “tratamento precoce”, Thor destacou que “ainda tem questões em aberto” e que “estudos não controlados levantaram a hipótese de benefício clínico”.

“Estudos não controlados são capazes apenas de levantar hipóteses, não testá-las. E pequenos estudos pilotos mostraram diminuição de carga viral, mas sem evidência conclusiva de melhora clínica”, salientou.

Dantas também falou sobre outra droga que mostrou diminuir carga viral: a nitazoxanida. “Mas não melhora desfechos clínicos, até agora. Novos estudos também estão em andamento com ela. Aguardemos…”, sugeriu.

“A medicina tem muitos exemplos assim: intervenções melhorando desfechos intermediários (como melhora de exames complementares), mas sem impacto em desfechos clinicamente relevantes (como sintomas, internação, mortalidade, etc…). Por vezes ainda intervenções podem melhorar alguns desfechos clínicos “menores” (tempo de sintomas), mas não outros “maiores” (internação ou mortalidade)”, acrescentou.

O infectologista também afirmou que “uma das características da ciência é a precisão cada vez maior de seus instrumentos de mensuração”.

“Não é sobre dizer apenas se funciona ou não, mas o quanto exatamente funciona, para que funciona, em quem e sob quais circunstâncias”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Thor Dantas explica novo estudo que testa ivermectina como possível tratamento para Covid; entenda