19 de abril de 2024

Acre aplicou mais de 60 doses de vacinas vencidas contra a Covid, aponta levantamento

O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira (2), que cerca de 26 mil doses da vacina da AstraZeneca foram aplicadas fora da validade em 1.532 municípios brasileiros. No Acre, a vacina fora da validade foi aplicada nos municípios de Xapuri, Senador Guiomard, Acrelândia, Rio Branco, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

Para obter os dados, a Folha cruzou as bases do DataSUS (que identifica todas as pessoas imunizadas com um código individual) e Sage (que contém a data de validade de cada lote vacinal), a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho.

Para consultar se o lote da vacina que você tomou estava vencido, clique AQUI.

O que fazer se tomou dose vencida?

Quem recebeu doses de um dos lotes vencidos, é preciso retornar a um posto de saúde e apresentar a carteira de vacinação para registro do erro e receber orientações de como proceder.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, vacinados com doses fora do prazo devem receber uma nova dose pelo menos 28 dias após a dose vencida, já que o imunizante anterior não tem comprovação de proteção.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost