24 de abril de 2024

Friagem chega ao AC após meia noite e sensação térmica pode ficar abaixo de 6ºC, diz Friale

O pesquisador Davi Friale comunicou que a forte frente fria que vinha sendo anunciada chega ao Acre nas próximas horas, e os primeiros ventos devem ser sentidos após a meia-noite desta quarta-feira (28), atingindo inicialmente Rio Branco, Brasileia e demais municípios do vale do rio Acre. “Na sequência, durante esta quarta-feira, os ventos intensos desta friagem avançarão para o centro do estado e o vale do Juruá, onde chegarão até o fim da tarde”, disse.

Assim, os últimos dias deste mês de julho e os primeiros de agosto serão com noites “geladas”, cujas temperaturas mínimas, que ocorrem por volta das 5h da manhã, vão oscilar entre 9 e 11ºC, “porém, com sensação térmica inferior a 6ºC para quem estiver, naquele horário, exposto aos ventos intensos da direção sudeste que estarão soprando a partir desta quarta, detalhou.

Esta poderá ser a mais forte onda de frio a atingir o Acre este ano, até o momento.

“Só para lembrar, este ano de 2021, a menor temperatura registrada oficialmente, em Rio Branco, foi 11,5.ºC, no dia primeiro de julho, e, no Acre, 10,5ºC, no Parque Estadual do Chandless. Na semana passada, entre os dias 19 e 23 deste mês, foram registradas temperaturas diárias que variaram entre 13 e 15ºC, na capital acreana e no interior do estado. Nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, Rio Branco registrou mínimas entre 7 e 9ºC e, Epitaciolândia e Brasileia, de lá para cá, já registraram temperaturas entre 4 e 6ºC”, relembrou o pesquisador.

Nesta quarta-feira, a menor temperatura, em Rio Branco, vai oscilar entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, sendo que a máxima, ficará entre 22 e 24ºC, logo nas primeiras horas do dia. Na quinta-feira, ao amanhecer, as mínimas ficarão entre 9 e 11ºC e, as máximas, no início da tarde, entre 18 e 20ºC.

ALERTA DE VENTOS INTENSOS E BAIXÍSSIMA UMIDADE DO AR

Davi Friale alertou  para a possibilidade de fortes rajadas de ventos, cujas velocidades poderão passar de 60km/h, em alguns pontos, principalmente, na quinta-feira, podendo derrubar galhos e arvores e danificar edificações frágeis.

“Poderão ocorrer chuvas, não se descartando a possibilidade de temporais, entre esta terça-feira e quarta-feira, com acumulados significativos para a época, principalmente nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Santa Rosa do Purus, Jordão e em todo o vale do Juruá e a serra do Divisor”, explicou.

Friale também chama a atenção para a umidade do ar que estará extremamente baixa no Acre, com percentuais inferiores a 20%, a partir de quinta-feira, “levando ao estado de alerta para a saúde humana, não se descartando a possibilidade de ficar até abaixo de 12%, o que levaria ao estado de emergência para as pessoas”, frisou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost