17.3 C
Rio Branco
21 julho, 2021 7:48 am

Marechal Thaumaturgo celebra parceria com Incra para construção de moradias em assentamentos

Na etapa inicial, serão beneficiadas as famílias que vivem no projeto de assentamento Agro Extrativista Triunfo/Porongaba

POR ASCOM

Mais de 45 famílias de assentados em Marechal Thaumaturgo, interior do acre, serão beneficiadas com incentivos financeiros do Governo Federal para a construção de habitação rural, por meio do pagamento do crédito instalação, na modalidade habitação.

O termo de cooperação técnica que garante a execução dessa linha de crédito foi assinado esta semana pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA) e a prefeitura do município. Na etapa inicial, serão beneficiadas as famílias que vivem no projeto de assentamento Agro Extrativista Triunfo/Porongaba.

Segundo o analista em reforma e desenvolvimento agrario e coordenador de infraestrutura/crédito instalação do Incra, Moisés Medeiros, Marechal Thaumaturgo é o primeiro município da região norte a ser contemplado com o crédito habitacional que, inicialmente, vai liberar cerca de 1,5 milhões para a construção das moradias.

“Esse crédito foi disponibilizado no ano de 2018 e devido a uma série de dificuldades ele não chegou a nenhum dos assentamentos do estado do Acre, e foi muito pouco utilizado na região norte. Marechal Thaumaturgo, através do acordo de cooperação técnica, disponibilizou uma equipe técnica que conseguiu desenvolver um modelo habitacional onde o orçamento se encaixou dentro do padrão do Incra que é no valor de 34 mil reais, por família”, explicou.

Ainda de acordo com medeiros, este é o primeiro grupo de assentados que será atendido pelo programa, mas a espectativa é que até dezembro de 2021, seja liberado mais 6 milhões de reais para contemplar mais famílias em outros assentamentos. “A gente acredita que no próximo ano, as demais famílias que fazem parte do município e que compõem a circunscrição do município, como é o caso da reserva alto Juruá, e todos os assentamentos da região, serão contemplados”, acrescentou.

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko, destacou a importância da parceria com o Incra e o interesse da prefeitura em garantir mais recursos, junto ao Instituto, para atender outras regiões do município. “A partir do momento que executarmos a construção dessas moradias para essas 48 famílias, estamos já trabalhando também para que possamos atender outras comunidades do nosso município. A parceria com o Incra está se tornando muito sólida e, cada dia que passa a nossa tendência é aprender mais com esses trabalhos e poder buscar mais recursos e investimentos para atender toda a nossa população”, disse.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.