Festa de 117 anos do Seis de Agosto é dedicada a tio de Lene e Petecão, importante figura do bairro morto por Covid-19

Morto em maio do ano passado, vítima da Covid-19, o ex-sargento militar do Exército, Francisco de Oliveira Silva, Tio do senador Sérgio Petecão e da vereadora Lene Petecão, foi homenageado durante as festividades do bairro Seis de Agosto, que completa 117 anos nesta sexta-feira (6). O idoso foi uma importante figura do tradicional bairro e era ele quem organizava as festas deste dia, sendo inclusive responsável pela última festa, ocorrida sem pandemia no bairro histórico para o Acre.

Conhecido como Selva, Oliveira foi lembrado por diversas autoridades, como a ex-prefeita e atual secretária de Estado de Educação, Socorro Neri; Lene e Sérgio Petecão e o vereador N.Lima – os últimos três, nascidos no bairro Seis de Agosto.

“Eu estou muito emocionada, quero falar por uma pessoa que certamente seria o primeiro morador a estar aqui hoje, que é o meu tio Oliveira. O brilho dessa festa se chama Oliveira e lá do céu [ele] está olhando aqui”, disse, emocionada.

Lene parabenizou o bairro e os moradores que não medem esforços nas buscas por melhorias. “Aqui nasci, me criei, morei e aqui está meu gabinete, continuo buscando as políticas públicas para nosso bairro”, finalizou Lene, agradecendo ao prefeito Tião Bocalom por sempre atender as reivindicações.

Socorro Neri discursou e relembrou último ato no local, quando era prefeita de Rio Branco. Foto: Nany Damasceno/ContilNet

Socorro Neri discursou e também lembrou de Oliveira que, em sua gestão, trabalhou junto com a então prefeita pela festa do bairro. “Em 2019, estivemos aqui, entregamos uma quadra esportiva e fomos recebidos por um morador ilustre aqui, o Oliveira, e na pessoa dessa personalidade que foi o Oliveira quero cumprimentar todos os moradores e morados, que a acreanidade e bravura dos nossos antepassados e também demonstradas nesse 1 ano e meio de pandemia, sigam nos inspirando para continuarmos juntos lutando por um Acre melhor”, finalizou.

Petecão discursou emocionado. Foto: Nany Damasceno/ContilNet

Emocionado, Petecão relembrou sua infância no bairro. “Esse bairro tem uma simbologia muito grande. Queríamos ter, hoje, aquela festa de 2 mil pessoas, mas vamos conseguir resgatar isso. Quero agradecer a todos que sempre ajudaram a elevar a história do nosso bairro, como meu tio Oliveira”.

Em seu discurso, o governador Gladson Cameli parabenizou o bairro Seis de Agosto e lembrou que a história do bairro se confunde com a Revolução Acreana, já que o bairro foi fundado apenas dois anos depois. Gladson também prometeu investimentos.

“Hoje, celebramos 117 desse bairro e quero dizer a vocês, homens, mulheres e crianças, que não faltarão esforços para trazer mais investimentos para este povo”, disse .

Gladson falou ainda da luta do povo acreano para fazer parte do território acreano.

“Somos o único estado que lutou para pertencer ao Brasil; hoje, somos brasileiros graças à luta dos nossos antepassados. Cada passo de terra do nosso Estado foi conquistado pelo sangue dos nosso heróis, como bem diz o nosso hino”, pontuou.

O prefeito Tião Bocalom disse, em sua fala, que o momento não é de política e sim de união para buscar mais investimentos para a população. “Nosso negócio aqui é cuidar da nossa gente e fazer o melhor que podemos fazer. Quero parabenizar a todos que moram no bairro Seis de Agosto, que é o orgulho de muita gente, pelo menos 20% dos funcionários da prefeitura são aqui do Seis de Agosto”, destacou.

Fotos: Nany Damasceno

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Festa de 117 anos do Seis de Agosto é dedicada a tio de Lene e Petecão, importante figura do bairro morto por Covid-19