34.3 C
Rio Branco
28 setembro 2021 2:03 pm

Para retorno de aulas presenciais, Socorro Neri pede à Sesacre liberação de vacina para adolescentes

A secretária pediu também pelo adiantamento da imunização completa (as duas doses) para  todos os profissionais da educação

POR NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Última atualização em 02/08/2021 20:13

A secretária de Educação do Estado, Socorro Neri, se reuniu nesta segunda-feira (2) com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e com membros do Comitê de Combate à Covid-19 no Acre. A pauta do encontro foi o retorno presencial das aulas para os alunos da rede pública de ensino do Estado.

A gestora afirma que os representantes discutiram a criação de um Comitê de Retorno ao Ensino Presencial ” que acompanhará de perto todo a preparação das escolas estaduais no retorno às aulas, previsto para 8 de setembro”. disse Neri.

A secretária pediu pelo adiantamento da imunização completa (as duas doses) para  todos os profissionais da educação e também a liberação da vacina contra Covid-19 para os adolescentes acima de 12 anos. “Aproveitamos, também, para solicitar junto a secretária da Sesacre, Paula Mariano, o adiantamento da vacinação dos profissionais da educação e também a possibilidade do adiantamento da vacina para os adolescentes, visto que o Ministério da Saúde já deu o aval”, explicou.

A secretária está realizando um conjunto de ações também em diversos municípios do interior, como Porto Acre, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alvex, Brasileia e Xapuri.

Retorno das aulas presenciais: como será?

Se os casos de Covid-19 continuarem em queda como vem acontecido no último mês, as atividades presenciais serão retomadas de forma gradual nas escolas públicas do Acre no dia 8 de setembro, quando inicia-se o segundo semestre letivo de 2021.

As aulas serão de forma híbrida e com rodízio de estudantes em atividade presencial e online. Inicialmente há duas possibilidades de retorno do ensino híbrido. A primeira é as turmas retornarem com 50% dos alunos por turma, por semana. A outra parte da turma estudaria remotamente. A segunda é que apenas as séries de transição, 5º , 9º e 3º ano do ensino médio retornem ao ensino presencial.

Nas escolas da rede municipal de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom disse ao ContilNet que vai seguir um calendário parecido com o do Governo do Estado e apesar de ainda no ter data definida,  devem iniciar o segundo semestre na primeira quinzena de setembro com atividades presenciais e por videoconferência.

Segundo a Secretaria de Educação do município, o protocolo do Plano Diretor é que a volta seja gradativa, 30%, depois 50% até chegar nos 100%.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.