18 de abril de 2024

Centro especializado em autismo na capital acreana tem fila de espera com mais de 600 crianças

Criado em 2019 durante a gestão da ex-prefeita Socorro Neri, o Centro de Atendimento ao Autista Mundo Azul está com uma ampla fila de espera em Rio Branco, preocupando famílias de crianças do espectro, de 2 a 12 anos, que não possuem condições de pagar um tratamento particular e esperam pelo serviço público.

Atualmente, aproximadamente 45 crianças fazem acompanhamento clínico no espaço que oferece, em média, mais de 600 atendimentos.

O espaço foi inaugurado em 2019, durante a gestão da ex-prefeita Socorro Neri/Foto: Ascom

Ao todo, 12 profissionais realizam serviços variados dentro das áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, terapia ocupacional, enfermagem, etc. Os pequenos passam por pelo menos 2 atendimentos semanais e multiprofissionais.

“Precisamos entender que quando se trata de autismo, o tratamento não tem uma data prévia para finalizar, o que não permite que a gente atenda mais pessoas. É um processo criterioso que leva um tempo considerável e, por isso, a demanda só aumenta”, disse uma das funcionárias do local que preferiu não se identificar, em entrevista ao ContilNet.

De acordo com a servidora, mais de 600 crianças da capital acreana estão na fila aguardando atendimento. “A saída seria a criação de mais espaços e a contratação de mais profissionais, já que existe um demanda crescendo muito. Não temos condições estruturais de oferecer mais atendimentos, já que temos um limite de pessoas e de espaço”, finalizou.

O centro está ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e funciona na Rua São Lázaro, s/n, no Conjunto Tangará. Em nota a Semsa explicou o motivo da fila de espera: “No que se refere ao quantitativo de vagas, faz -se saber que a fila de espera é extensa, pois uma vez que o usuário entra em atendimento no O Mundo Azul o tratamento requer longo prazo sem data prévia para alta, o que significa poucas vagas para novos usuários”, diz trecho.

Confira a nota na íntegra:

O Centro de Atendimento ao Autista atende crianças entre 2 à 12 anos e possui até o momento 608 crianças cadastradas na fila de espera para tratamento multidisciplinar. Hoje temos em atendimento 55 crianças que utilizam dos atendimentos multidisciplinares em (Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia).

O Centro de Atendimento ao Autista – O Mundo Azul faz em média 572 atendimentos mensais, pois cada criança faz uso de três a quatro atendimentos terapêuticos semanalmente em especializações diferentes. No que se refere ao quantitativo de vagas, faz -se saber que a fila de espera é extensa, pois uma vez que o usuário entra em atendimento no O Mundo Azul o tratamento requer longo prazo sem data prévia para alta, o que significa poucas vagas para novos usuários.

Hoje disponibilizamos de 2 psicólogas, 1 Terapeuta Ocupacional, 2 Fisioterapeuta e 2 Assistentes Sociais. No momento O Mundo Azul não disponibiliza do profissional de Fonoaudiologia, pois o contrato do servidor que realizava esse atendimento expirou e a SEMSA já está providenciando um novo concurso para reposição e contratação de novos profissionais. É importante saber, que o CAA vem desenvolvendo ações contínuas junto as famílias, proporcionando o acolhimento, orientações e disponibilizações de ferramentas para lidar com as crianças com TEA através das Rodas de Conversas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost