27.8 C
Rio Branco
14 outubro 2021 1:09 am

Cruzeiro do Sul inaugura 1ª indústria para produção de óleo de citronela da região Norte

POR ASCOM

Última atualização em 27/09/2021 22:00

Cruzeiro do Sul inaugura 1ª indústria para produção de óleo de citronela da região Norte
Apostando no desenvolvimento econômico da cidade, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugurou, nesta segunda-feira (27), a primeira destilaria de óleo de citronela da região Norte. Com o investimento da ordem de R$ 1 milhão, de uma emenda parlamentar da deputada Jéssica Sales, o município vai gerar emprego e renda diretamente para 28 famílias de produtores rurais  que fazem parte da Cooperativa de Produtores de Óleo de Citronela (Coopercitro).
A destilaria foi inaugurada às vésperas do aniversário da cidade de Cruzeiro do Sul, que comemora 117 anos de fundação nesta terça-feira (28). O prefeito Zequinha Lima e a deputada Jéssica Sales fizeram a entrega da indústria com as máquinas e equipamentos necessários para a produção aos integrantes da cooperativa. O evento contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Nicolau Júnior, dos Deputados Estaduais Antonia Sales e Luiz Gonzaga, além dos vereadores Clerton Souza, Zaldo, Gilmar Giles, Márcio, e equipe municipal.
O presidente da Coopercitro, Francisco de Souza, o popular Sansinha, disse que os produtores estavam ansiosos para iniciar as atividades.
Inauguração da industria de para produção de óleo de citronela em Cruzeiro do Sul/Foto: ascom
“É desenvolvimento para nosso município e para todo estado do Acre. Para se ter uma ideia, é a primeira da região Norte. Estamos há 7 anos nessa expectativa, aguardando essa inauguração. É um sonho nosso que está sendo realizado e que vai melhorar as condições do produtor rural”, comemorou Sansinha.
Desde o início do projeto, os produtores já se preparavam para ter a matéria prima para a produção do óleo. Atualmente já existe um plantio de mais de 30 hectares de citronela no município e a meta é chegar a 100 hectares para manter a indústria. A princípio, serão produzidos, em média, 50 litros de óleo por dia.
“É uma história de várias mãos, desde da época do ex-prefeito Vagner Sales, que assinou o convênio, até o atual prefeito Zequinha Lima  que trabalhou a todo vapor e colocou para funcionar.  É a realização de um sonho que estamos entregando aos produtores com muito carinho, na certeza que vai se tornar uma alternativa na economia da nossa cidade”, afirmou a deputada federal Jéssica.
Insústria é a primeira da Região Norte/Foto: ascom
O óleo de citronela é usado na produção de cosméticos, produtos de higiene e na indústria farmacêutica, entre outros, além de servir como um inseticida natural. De acordo com o prefeito, o óleo produzido aqui será importado para os centros industriais do país.
“Graças a Deus, depois de grande esforço de muita gente, estamos conseguindo  realizar o sonho, principalmente dos produtores que terão a oportunidade de ter uma renda a mais a partir da produção do óleo de citronela. É uma indústria que tem uma grande capacidade de produção e já existem empresas interessadas em comprar esse produto”, disse Zequinha.
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.