25.4 C
Rio Branco
14 outubro 2021 4:03 am

MEC oferece capacitação gratuita para professores bilíngues de surdos

Formação será dada de novembro a março

POR EDUCA MAIS BRASIL

Última atualização em 30/09/2021 14:15

O Curso de Formação de Professores Bilíngues para Surdos, oferecido pelo Ministério da Educação e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), vai abrir inscrições na próxima segunda-feira (04), para professores que atuam na rede pública ou privada, desde que sejam profissionais que trabalhem na área de educação de surdos.

A formação será realizada na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem previsão de iniciar em novembro deste ano e terminar em março de 2022.

Serão abordados e debatidos temas relacionados às políticas e legislações brasileiras, currículo escolar bilíngue, pedagogia surda, entre outros. Dessa forma, o público-alvo da formação são professores que trabalham com estudantes surdos na educação básica e/ou na educação bilíngue.

No mês de agosto, um projeto de Lei que garante a educação bilíngue nas escolas brasileiras foi sancionado determinando o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como a segunda.

Com a medida, será possível promover o incentivo à produção de material didático bilíngue; a formação de professores no idioma Libras; a mudança que determina que Libras seja a primeira língua e o Português escrito como segunda língua; bem como direcionar a atenção para questões linguísticas, identitárias e culturais.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.