Uraps suspendem realização de quase 20 tipos de exame em Rio Branco por falta de reagentes

Uma denúncia feita à reportagem do ContilNet na manhã desta sexta-feira (10) aponta para a suspensão da realização de pelo menos 17 tipos de exames nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) de Rio Branco, que estão sob a responsabilidade da prefeitura.

Os testes bloqueados são: A1C, Beta-HCG, Estradiol, Ferritina, Ferro, FSH, FT4, GGT, LH, Lipase, PCR, Prolactina, PSAT, Testosterona, TSH, TT3 e UREIA.

“Fui em todas as Uraps e em nenhuma delas consegui o exame de Beta-HCG que o médico me indicou para fazer”, disse a reclamante que preferiu não se identificar.

Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para constatar a veracidade da denúncia. O assessor de comunicação da pasta, Salomão Matos, disse que os exames estão em falta há pelo menos uma semana, mas que o problema tem a ver com o atraso na entrega dos insumos por parte da fornecedora.

“Não é culpa da Prefeitura ou da Semsa. Já licitamos o material e pagamos por ele, mas a empresa atrasou na entrega dos reagentes, o que comprometeu a realização dos exames. Sempre solicitamos a entrega antes mesmo de os reagentes acabarem, mas dessa vez atrasou”, explicou.

O jornalista informou que a transportadora conseguiu chegar à capital acreana nesta quinta-feira (10) com os materiais. A situação deve ser normalizada na segunda-feira (13), quando as unidades devem voltar a oferecer os referidos testes à população.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost